fbpx

Os 4 Cavalheiros do Dietalipse

O fim do mundo se aproxima. Cavalheiros surgem das sombras trazendo consigo males inigualáveis, terrores tremendos e perigos incontestáveis!

Ou, podem apenas destruir sua dieta.

Assim como os cavalheiros do apocalipse trazendo o armagedom, esses trazem o apocalipse dos seus objetivos físicos.

Eles drenam sua motivação, matam seus sonhos e te deixam no final da noite com a barriga suja de sorvete enquanto assiste netflix. Ainda que fortes, eu garanto que eles podem ser vencidos. Para isso, usaremos a arte da guerra de sun tzu.

No livro, aprendemos que não precisamos temer o resultado de cem batalhas se temos auto-conhecimento e conhecemos nossos inimigos.

Neste artigo irei apresentar seus rivais. Conhece-los é o passo mais importante para o sucesso de qualquer objetivo.

Avante soldados.

O cavaleiro da expectativa

  • Você começou a dieta ontem e quer ter perdido 1kg.
  • Você começou hoje na academia e quer um tanquinho amanhã.
  • Você quer ficar milionário antes dos 20.

Atalhos, hacks e estratégias mirabolantes são as principais armas do cavaleiro da expectativa. Os seus brilhantes convites para a festa da frustração. Faça como Shakespeare: Evite a frustração negando a expectativa ilusória.

Um dos nossos principais problemas é esquecer que resultados incríveis e resultados rápidos são polos iguais de um imã que se repelem todas as vezes.

Estabelecer objetivos impossíveis ou superestimados abre caminho para o cavaleiro da expectativa sugar sua coragem e, eventualmente, te fazer desistir do seu plano.

Como diz Benjamin Fraklin, “Se você falha em planejar, está planejando falhar.”

Como vencê-lo?

Crie objetivos realísticos.

Qual seria um bom ritmo de progresso?

De acordo com o Dr.Eric Helms e o Dr. Mike Israetel, especialistas em mudança de composição corporal, em uma fase de perda de gordura, perder 0.5%-1% do peso corporal total por semana – 500 até 1000 cal déficit, é um bom começo.

Já em fases de ganhos, eles possuem idéias diferentes: Enquanto Eric Helms recomenda que ganhemos 1% do peso total corporal por mês, Mike Israetel recomenda uma fase de ganhos um pouco mais agressiva de 1% de ganho de peso corporal por semana. Isso se resume em 250-500cal de superávit calórico por semana.

(Essas recomendações são apenas pontos de partida que devem ser mensuradas ao longo das semanas com auxílio da balança e alteradas caso haja necessidade. Cada indivíduo é único. Você é especial.)

Eu indicaria para indivíduos que possuem tendência a emagrecer e estão com um índice baixo de gordura corporal(~10%) a estratégia mais rápida de ganhos. Já para indivíduos que possuem facilidade em ganhar peso e estão com um nível de gordura um pouco mais alto (~15%) a estratégia lenta é a melhor, seguido de, no futuro, um mini-cutting.

O cavaleiro das expectativas exageradas perece diante de um plano estruturado. Saber a quantidade de peso a ser perdida, como vai ser perdida e por quanto durará o projeto é o seu ponto fraco.

Após a derrota do cavaleiro da expectativa você já está caminhando rumo aos seus objetivos. Você se sente confiante. Mais uma vitória. Porém, eis que surge um outro cavaleiro.

O cavaleiro da dúvida

  • Será que eu estou obtendo os resultados que quero da maneira mais rápida possível?
  • Será que meu número de calorias está certo?
  • Será que meu treino está correto?
  • Estou perdendo gordura ou músculos?

Cuidado.

O cavaleiro da dúvida trabalha de forma sorrateira. Ele apresenta mil maneiras e estratégias e faz você sentir que existe algo que você esta deixando passar. Algo que caso você descubra irá mudar do dia para noite todos os seus resultados. Isso não existe. O tão sonhado atalho é apenas uma arma poderosa na mão do astuto cavaleiro da dúvida.

O cavaleiro da dúvida, em suas mãos, possuí uma das armas mais poderosas que existem. Ela destrói não só projetos, mas relações e até carreiras. A arma se chama ansiedade.

A ansiedade vai te corroer, vai te criar na mente a dúvida sobre a eficácia dos seus planos, vai te consumir e te sobrecarregar e, no final, arruinar sua dieta.

Como vencê-lo?

Amigos perto, Inimigos colados.

Lao Tsé, filósofo chinês, diz que devemos manter nossos amigos por perto e nossos inimigos mais perto ainda. Trazer a ansiedade para perto significa reconhecer o que ela é na verdade: Um nada. Apenas um fruto de nossas mentes. Um medo bobo de falhar antecipado. Um desperdício. Uma montanha que colocamos no nosso ombro de maneira voluntária. Aprenda de novo a viver com ela, pois ela não vai embora. mas irá progressivamente perder a força de impactar sua vida caso você a domine.

Tenha alguém de confiança para contar

Assim como o cavaleiro da dúvida conta com a ansiedade para te atrapalhar você deve contar com sua equipe do peito para vence-lo. Sua família e amigos. Quem vai junto, vai longe. Outra ferramenta muito forte é ter um treinador. Treinadores te pouparão de possíveis escorregões, responderão suas dúvidas e te encorajarão a continuar independente dos desafios. Eu diria que treinadores são especialistas em derrubar cavaleiros da dúvida de seus cavalos.

O cavaleiro da dúvida só é forte se você não olhar diretamente para ele e resolver enfrentá-lo. Ele odeia amizades e pessoas que te encorajam a ir mais longe. Você pode vence-lo com seus próprios punhos e força de vontade, mas um amigo tornará a batalha bem mais fácil.

Após a dúvida derrotada, outro cavaleiro surge das cinzas para te atormentar.

O cavaleiro da comparação

Você está progredindo. Academia e dieta já não são tão difíceis assim. Você até gosta do ambiente e dos novos alimentos que está incluindo no seu dia a dia. Mas chega certo dia e rolando por ai no facebook e no instagram, você vê o recent post de um antigo amigo do colégio ou um ex-colega do serviço ou um familiar que você não vê há anos.

“Últimas notícias amigos! Eu perdi 15 kgs em 15 dias. Estou mais Feliz que nunca! “#Dieta__________________ (insira a dieta mais idiota que conhece aqui )”

O cavaleiro da comparação acorda. Como assim a Joana perdeu 15 kgs? Eu perdi apenas 8kgs, algo deve estar errado. Dieta? Treino? Socorro.

O cavaleiro da comparação não se importa com nenhum progresso que você obteve nos últimos meses. Se existe alguém no planeta nas mesmas condições de temperatura e pressão que você e obtendo maiores resultados, você está perdido.

O cavaleiro da dúvida não se importa se a joana irá reganhar 30kgs nos próximos meses por ter feito uma dieta extremamente restrita e estar a um fio de cabelo de explodir. Ele só quer saber que ela está progredindo mais rápido que você e jogar isso na sua cara.

Ele é um especialista na arte de roubar a alegria das suas conquistas, pois sabe que no mundo sempre irá existir alguém mais bonito, mais rico e com mais resultados que você.

Como vencê-lo?

Se compare apenas com quem você foi ontem – Jordan Peterson

Por que é que a vida da Joana importa para você?Você nem sabia que ela existia 5 minutos atrás… Os únicos resultados que importam são os seus. Jamais deixe a comparação te cegar para os frutos do seu trabalho duro.

Para mensurar seus resultados jamais olhe para os lados, somente olhe para trás. Veja quem você era 6 meses atrás. Veja o quanto mudou. Veja o quanto se desenvolveu. E quando sua cabeça falar: “Mas a joana ganhou mais, mais o zé perdeu mais…” Lembre que você nem sabe quem o zé ou a joana são.

A única comparação justa que existe é aquela que você faz consigo mesmo. Quem lhe garante que a pessoa que perdeu 15kgs em 15 dias vai conseguir manter esse peso nos próximos 15 dias? Quem lhe garante que aquele seu amigo que ficou rico em um esquema vai acabar bem nos próximos anos? Quem lhe garante que o cara que tomou anabolizantes e ganhou 10kgs em 1 mês vai ter capacidade financeira e mental para manter esses ganhos para a vida toda?

A única paz de espírito verdadeira reside na comparação do seu Eu antigo com o seu Eu atual. O cavalheiro da comparação perece assim que você reconhece isso como uma verdade concreta.

A batalha está quase ganha. 3 Cavaleiros derrotados. Mas ainda existe guerra. O último cavaleiro está a surgir.

O cavaleiro do vazio

Todos nós possuímos uma dificuldade oculta. Uma área onde possuímos grandes dificuldades, maiores do que a maioria das pessoas. Nosso maior ponto fraco.

Para o superman é a Kryptonita. Para o Goku, agulhas. Qual o seu?

Uns possuem uma tendência a exagerar nos doces, outros possuem uma forte tendência em achar que todos o estão julgando na academia. Isso é pessoal.

Somos únicos. Cada qual com uma história dificuldades. O Cavaleiro do Vazio é difícil de ser enfrentado pois não existe uma estratégia pronta para lidar com ele. Não há como antecipar suas investidas. Existem apenas meios de nos fortalecer cada vez mais para aguentar golpes cada vez maiores.

O cavaleiro do vazio toma a forma que você mais teme e tenta te pegar pelos seus pontos fracos. Seja nos doces, seja nas inseguranças, seja nos pensamentos limites, seja no sentimento de inferioridade. Ele é sagaz e irá te golpear na sua maior ferida.

Como vencê-lo?

A armadura da experiência

Estratégias proativas não funcionam contra o cavaleiro do vazio. Apenas estratégias reativas possuem o poder de vence-lo. Identifique seus pontos fracos e trabalhe eles.
Ao longo do tempo, suas feridas serão revestidas pela proteção da armadura da experiência e ficarão resistentes a qualquer golpe surpresa.

Auto conhecimento é a arma principal contra o cavaleiro do vazio. Saber o que está fazendo e o porquê por trás das suas estratégias preenche qualquer espaço que o vazio possa ocupar.

Qual o seu ponto fraco? Seu ambiente? Uma pessoa? Uma situação? Encontre-os. E assim que os encontrar, foque em conserta-los. Uma vez sem feridas abertas, não existe mais por onde o vazio te ferir.

Juntando tudo 

Cavaleiros | Como Vencê-los

  • Expectativa | Estabeleça objetivos realísticos.
  • Dúvida | Amigos perto, Inimigos colados + Alguém de confiança para contar.
  • Comparação | Se compare apenas com quem você foi ontem.
  • Vazio | A armadura da experiência.

📄 Outros artigos que você pode gostar

📄 Outros artigos que você pode gostar

🤝 Conte a um amigo
🤝 Conte a um amigo ​
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
📕 Livro grátis

Receba meu livro com os 7 princípios para ter resultados sendo natural.

Receba meu livro com os 7 princípios para ter resultados sendo natural.

 Pule as besteiras. Economize anos de erros. Foque no essencial.

 
Pule as besteiras.
Foque no essencial.
Poupe anos de erros. 

Sem spam. Sem suplementos inúteis. Saia a qualquer momento.
Só as melhores ideias da internet.

Sem spam.
Sem suplementos inúteis.
Saia a qualquer momento.

    Só as melhores ideias da internet.

Eu em 10 segundos
 
Meu nome é Matheus. Sou o criador do Inteligência Muscular. Um site sobre treino, nutrição e livros. 
 
Entrego as melhores ideias da internet de uma maneira simples, fácil e prática. Milhares de pessoas acessam meus artigos todo ano.
 
Quando não estou escrevendo, ajudo pessoas inteligentes a construir físicos incríveis. Sem drogas. Sem dores. Sem sofrimentos. Veja aqui.
IM

Evolução dentro e fora da academia. Estratégias para ajudar a navegar pelo mar de desinformação da internet. Desenvolvimento de mente e corpo para a vida.

Evolução dentro e fora da academia. Estratégias para te ajudar a navegar pelo mar de desinformação que existe na internet. Desenvolvimento de mente e corpo para a vida.

Receba meu livro com os 7 princípios para ter resultados sendo natural de graça.