fbpx

Os 8 custos de não tornar a sua saúde uma prioridade

Ferdinando nunca foi de se preocupar muito com saúde.

Fumou desde os 12 e aos 16 descobriu o álcool. Para ele uma hora dedicada a cuidar do corpo é uma perda de tempo. Prefere horas com os pés para o alto acompanhado de uma cerveja e um futebol na TV.

Antes fosse fiel a apenas uma cerveja, mas seus desejos se estendem até a décima segunda. No seu trabalho, passa o dia todo sentado, tirando os momentos que a bexiga aperta.

Frederico sente algumas dores comuns. Não sendo mais o jovem de antes, o incômodo nas articulações e uma coluna que estala como um armário velho são parceiras fiéis.

Após anos de negligência ao seu corpo, hoje ele paga os dividendos.

Marcus Aurélio possuí uma história um pouco diferente.

Desde os 12 pratica esportes. Jogou de tudo: tênis, basquete e futebol. Porém, sua verdadeira paixão foi descoberta aos 16 anos quando descobriu a academia.

O som de anilhas e o fogo do ácido lático nos músculos foram ingredientes perfeitos para nascer o seu amor pelo esporte. Como consequência dos exercícios, Marcus Aurélio sabia que o próximo passo seria cuidar da sua alimentação.

A ética de trabalho e o foco construído ao longo de anos de trabalho duro escorreram em todas as áreas da sua vida. Conseguiu um bom emprego, se sente confiante e não se lembra a última vez que ficou sem energia.

Hoje, apesar da idade avançada, ele continua o mesmo. Seu netos perdem o fôlego antes dele e a última dor que se lembra de ter sentido foi quando bateu o dedinho na cama ao se levantar.

Anos investidos em exercícios inteligentes e uma alimentação equilibrada hoje pagam os seus dividendos.

Essas histórias são fictícias. Mas trazem consigo uma verdade: “O que você faz hoje, define quem você se tornará amanhã.

Você não vai encontrar o amor da sua vida fazendo exercícios ou ficar milionário aprendendo a comer certo. Mas sem dúvida essas áreas servem como base para você ter força e confiança para correr atrás de tudo que lhe é importante.

Enquanto você é jovem, maior é a sua carteira de investimentos nas áreas que podem te danificar no longo prazo.

Você até consegue fumar, beber, treinar errado, comer besteiras em excesso, xingar sua vó e se safar, pois as consequências ainda são pequenas demais para te impactar. De gota em gota, esses hábitos se tornam um oceano. E aí meu amigo, cuidado para não se afogar.

Quando envelhecemos, duas coisas acontecem: sementes do trabalho de hoje começam a dar frutos, ou venenos que antes eram doces em pequenas doses começam a escorrer seu sabor amargo.

Cigarros em abuso hoje são divertidos e ajudam a relaxar, amanhã viciam, diminuem seu vigor e contribuem com a perda de massa magra com o avanço da idade.

Bebidas com controle hoje podem criar boas experiências e lembranças divertidas. Bebidas sem controle, no longo prazo, destroem famílias, corroem relações e envenenam objetivos.

Analise os prazeres de hoje de acordo com os custos do amanhã. Se você não controlar as suas vontades, elas irão te controlar.

Aristóteles avisou: você é aquilo que faz repetidamente. Excelência não é um ato isolado, mas sim um estilo de vida. Nós apenas melhoramos naquilo que repetidamente insistimos em melhorar.

Eu sei que todos já conhecem os benefícios de cuidar da saúde e fazer exercícios, mas você já se perguntou quais são os custos? Os custos de buscar não a maestria, mas a ruína? 

Que tal abrir a caixa de pandora?

Table of Contents

Não ter força e vigor para jogar com amigos e brincar com seus filhos

Tchau tchau energia, olá cansaço e fadiga. Se você não consegue acompanhar seus amigos ou filhos nos jogos e brincadeiras, logo eles vão te excluir. Quem quer brincar com um lerdo?

Não deixe isso acontecer. Deixe seus amigos e filhos no chinelo. Faça eles se cansarem antes de você. Desperte nos outros o pensamento de “caramba, olha como o cara joga!” não o pensamento de “Ah não, olha quem tá vindo jogar…”.

Ossos fracos + articulações fracas = dores chatas

Um dos problemas mais comuns do século dos trabalhadores de escritório são as dores nas articulações e na coluna. 

Músculos mais fortes e ossos mais fortes caminham juntos. Quanto mais peso você é capaz de levantar, mais estresse seus ossos e articulações são capazes de aguentar. Um prédio precisa de uma base forte. Ossos e articulações fortes são consequência de um corpo trabalhado.

Um exemplo interessante vem dos astronautas. Após o retorno dos primeiros astronautas que passaram um bom tempo no espaço, pesquisadores notaram que eles perderam uma quantidade significativa de densidade óssea. Hoje, os astronautas previnem isso se exercitando várias horas por semana dentro das cabines espaciais.

Ficará menos atraente para o sexo oposto. 

Não me interprete mal. Você não precisa ser um fisiculturista nem uma modelo bikini, apenas precisa ser alguém que aparenta se preocupar com sua saúde.

Saia para festas, coma o que tem vontade, mantenha o equilíbrio, se sinta bem  e as pessoas se sentirão bem com sua companhia.

Ser atraente para o sexo oposto vai muito além de gomos na barriga e uma bunda gigante, envolve se tornar alguém melhor, para poder fazer outras pessoas se sentirem melhor e querer te acompanhar na jornada.

Você perderá boas experiências sociais

Retirando da sua lista de atividades qualquer encontro social que envolva algum esforço físico, você perderá diversas boas experiências.

  • Vamos caminhar hoje? 
  • Vamos jogar uma bola? 
  • Vamos fazer uma escalada? 
  • Vamos andar de bike? 

É uma dor profunda não se sentir capaz de atender a esses convites.

Sua mente será afetada pela falta de confiança que tem no seu corpo

Confiança é construída, tijolo por tijolo, a cada desafio que propomos a nós mesmos e o vencemos. O processo de construir um físico trabalhado fornece justamente isso. Um conjunto de desafios que, após vencidos, te deixam cada dia mais confiante.

O principal benefício dos exercícios não é o resultado, mas o processo. O desafio diário e a ética de trabalho desenvolvidos escorreram para toda a sua vida. Te deixarão mais confiante e resultarão em uma vida de mais feliz.

Deixará de construir habilidades valiosas 

Disciplina, priorização de tarefas, foco, gerenciamento de energia, capacidade de concentração são algumas habilidades que você deixará de construir ao se abster completamente de cuidar do seu corpo.

A única saída para depressão e ansiedade serão remédios

Exercícios são ótimos aliados contra a depressão e Também ajudam no tratamento da ansiedade.

Apesar dos resultados promissores, mais estudos são necessários para afirmar com certeza os resultados nessas áreas.

O ato de  se movimentar libera endorfina. As endorfinas interagem com os receptores do seu cérebro e reduzem a percepção de dor. Endorfinas também provocam uma sensação positiva no corpo, semelhante à da morfina.

É claro que dependendo do tamanho dos problemas que você está enfrentando, os exercícios podem ajudar, mas são apenas uma ferramenta no seu cinto de utilidades.

Se você perdeu o emprego ou um ente querido, está passando por um período de dúvida e tudo parece tão pesado que vai te esmagar. A resposta é procurar um profissional na área, buscar por ajuda. Tenha a força de estender a mão e alguém ajudará você a se levantar.

Seus músculos vão desaparecer gradualmente enquanto envelhece

Esse é um verdadeiro pesadelo. Um daqueles feios que o avião está em chamas e um anão acaba de pular com o paraquedas que deveria ser seu.

Ao envelhecer começamos a perder massa muscular de forma progressiva. Esse processo é chamado de sarcopenia e a única maneira de evita-lo é por meio do treino.

Evitando perder músculos você também evita que seu metabolismo fique mais lento enquanto envelhece. Quanto mais músculos, mais energia você gasta para se manter vivo.

Seu corpo não virá uma máquina de queimar calorias se você ganhar 10kgs de músculos [1, 2] Músculos ajudam, mas não fazem milagres. Você ainda tem que prestar atenção na sua dieta.

Conclusão

É mais fácil vender dorflex do que vitamina C. 

Esperamos o tanque do carro chegar na última gota para visitarmos o posto de gasolina, esperamos o ataque cardíaco para visitarmos o médico e esperamos o último segundo do vencimento para pagar um boleto.

Não faça isso com a sua saúde. Seja proativo. Seu corpo será seu para sempre. Cuide dele. 

Nunca é tarde para começar.  O ideal seria ontem. Hoje é bom. Amanhã? possível. 

Só não pare.

📄 Outros artigos que você pode gostar

📄 Outros artigos que você pode gostar

🤝 Conte a um amigo
🤝 Conte a um amigo ​
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
📕 Livro grátis

Receba meu livro com os 7 princípios para ter resultados sendo natural.

Receba meu livro com os 7 princípios para ter resultados sendo natural.

 Pule as besteiras. Economize anos de erros. Foque no essencial.

 
Pule as besteiras.
Foque no essencial.
Poupe anos de erros. 

Sem spam. Sem suplementos inúteis. Saia a qualquer momento.
Só as melhores ideias da internet.

Sem spam.
Sem suplementos inúteis.
Saia a qualquer momento.

    Só as melhores ideias da internet.

Eu em 10 segundos
 
Meu nome é Matheus. Sou o criador do Inteligência Muscular. Um site sobre treino, nutrição e livros. 
 
Entrego as melhores ideias da internet de uma maneira simples, fácil e prática. Milhares de pessoas acessam meus artigos todo ano.
 
Quando não estou escrevendo, ajudo pessoas inteligentes a construir físicos incríveis. Sem drogas. Sem dores. Sem sofrimentos. Veja aqui.
IM

Evolução dentro e fora da academia. Estratégias para ajudar a navegar pelo mar de desinformação da internet. Desenvolvimento de mente e corpo para a vida.

Evolução dentro e fora da academia. Estratégias para te ajudar a navegar pelo mar de desinformação que existe na internet. Desenvolvimento de mente e corpo para a vida.

Receba meu livro com os 7 princípios para ter resultados sendo natural de graça.