Eu espero que as ideias ajudem você.

Quer ter resultados supremos sem depender de ninguém?

Treinando para a vida toda, não para o verão (Parte 2)

No artigo anterior vimos a pirâmide de Maslow e sua aplicação prática. Do que adiante alcançar seus objetivos por 3 meses?

Na segunda parte do artigo veremos outra teoria importante para criar resultados duradouros por meio de consistentes investimentos no presente, quais são os erros mais comuns que as pessoas cometem e, por último, as melhores práticas de experts que mantiveram o alto desempenho por décadas.

Não seja um atleta por 3 meses use essas ideias para se manter motivado por, no mínimo, 30 anos.

A teoria da autodeterminação

A teoria da autodeterminação foi criada para tentar explicar o motivo por trás das ações humanas, livre de interferências externas.

Por que somos atraídos a desenvolver áreas da nossa vida e, em outras, desistimos quando surgem desafios? Recompensas externas como, troféus e promoções, ajudam, mas são apenas a cereja do bolo.

A teoria da autodeterminação tem como base duas premissas:

  • Os seres humanos possuem uma necessidade de progresso que guia seus comportamentos. Progresso rumo a um objetivo valorizado dá sentido a vida..
  • A motivação do interior do indivíduo é essencial. Não importa o tamanho da recompensa, se o comportamento for forçado, não há como ele ser sustentado.

Como toda boa teoria, ela deve ser provada.

Após centenas de testes, os criadores chegaram a conclusão de que apenas quando 3 traços são satisfeitos os comportamentos continuam no longo prazo.

Autonomia – As pessoas precisam se sentir com controle total da sua vida. As ações devem partir da iniciativa individual após a análise de quais objetivos valem a pena ou não. Se tornar o único responsável por sucessos e fracassos. Eu faço “X” por que eu quero e acredito nos pontos positivos que esse “X” pode me proporcionar.

Conexão/Relacionamentos – As pessoas precisam se sentir abraçadas e pertencidas a um grupo com o mesmo conjunto de valores e objetivos. Alguém pode ir rápido sozinho, mas somente acompanhado é possível ir longe. A força em fazer algo em prol de um amigo ou familiar, muitas vezes, é maior do que a força que alguém tem de fazer algo por si próprio. O caminho de algo de valor é recheado de frustrações e desafios, ter alguém para dividir o fardo da jornada é o ingrediente mágico da carreira de longo prazo.

Competência – As pessoas precisam se sentir boas no que fazem ou, no mínimo, em progresso. Qualquer comportamento que desperte, com frequência, o sentimento de derrota e frustração, não será repetido. Por isso começar com desafios que se igualem ao nível de suas habilidades atuais e aumentar a dificuldade na proporção da sua evolução é um ótimo conselho. Nunca o máximo, nunca o mínimo, sempre o ótimo.

A teoria é linda, mas o importante é saber como aplica-la. 
Hora das dicas práticas.

Auto determinação na vida real

Controle, nasce da reflexão sobre o que é bom para você
Ninguém é capaz de te forçar a buscar por algo melhor. Influências externas possuem seu mérito, mas somente você pode decidir o que é importante. Só as suas ações podem mudar a trajetória do seu futuro. O grande filósofo Tio Ben dizia: “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades.” 

Quando desafios aparecerem – e eles irão aparecer – acreditar no valor do que busca e confiar que seus esforços criam resultados são os pilares que irão criar sua habilidade de superar qualquer obstáculo por meio de trabalho diligente, boas escolhas, foco e disciplina.

Motivadores exteriores ajudam, mas não são o principal 
Ficar mais atraente para o sexo oposto, realizar algo pelo retorno financeiro, ótimos pontos de partida, mas terríveis motivadores de longo prazo. Com o tempo o prazer passa a ser o próprio processo. 

O trabalho é a recompensa. O sentimento de manter as promessas que faz a si mesmo maior motivador. Nesse nível, faça chuva, sol, furacões, coronavírus, não importa. Você dará um jeito. O impedimento da ação acelera a ação, o obstáculo torna-se o caminho. Marco Aurélio tem razão.

Encontre a sua turma 
Na idade média onde cartas, dias a cavalo e laços sanguíneos separavam amizades, eu aceitaria a desculpa de que ninguém lhe compreende e que você não consegue achar ninguém com interesses em comum. Entretanto, na era digital, onde cliques separam países, encontrar a sua turma ficou bem mais acessível. 

Novas amizades nascem de um ato proativo, não espere elas aparecerem. Busque-as, conheça pessoas diferentes, divulgue seus interesses para que, as pessoas que compartilham deles, possam te conhecer. E quando achar sua turma, cultive-a. Você não precisa de muitos seguidores no Instagram ou no Facebook, só precisa de alguns bons amigos que te acolham nos fracassos e celebrem seus sucessos.

Ganhe a maestria 
Nunca é fácil. O começo é frustrante. A rotina estranha, os novos alimentos esquisitos, as pessoas diferentes, o exercício, um saco. Lembre que é uma fase. A fase que serve para selecionar dentre as pessoas que querem algo importante quem irá conseguir e quem irá desistir. A escassez da maestria torna-a tão desejada. 

Abuse da força de vontade nessa fase, persista, até a fase de grandes recompensas. Nessa fase, você aprendeu a amar os alimentos que come, a rotina é seu estilo de vida e os exercícios parte de quem você é. Isso é maestria.



Agora que você sabe aplicar a auto-determinação na sua vida, é importante conhecer os erros comuns que as pessoas cometem no processo. Quanto mais preparado para rasteiras, menor serão suas quedas.

Motivos do fracasso e como supera-los

Busca por atalhos 

A maior fonte de renda dos farsantes fitness. É com esse público que pilulas mágicas, cintas modeladoras e sucos detox fazem fortunas.

O medo de errar e de querer resultados para ontem nos faz buscar todo tipo de atalhos. De suplementos milagrosos que são farinha até esquemas de renda passiva que não passam de fraudes, na maioria das áreas importantes, atalhos não existem.

Nenhuma pílula vai te trazer o que deseja. Nenhum esquema vai te gerar uma fonte passiva de renda infinita. Esses servem apenas para te desviar daquilo que é necessário: Trabalho diligente durante longos períodos de tempo.

Quanto mais cedo você aceitar o que tem que fazer para obter aquilo que quer, mais prazer irá retirar da sua jornada.

Objetivos não realísticos

15 minutos no Instagram e pronto. Todas as  estratégias e progresso que teve no últimos tempos vão pela privada. As Incontáveis fotos de modelos construídos por uma união de photoshop e anabolizantes te garantem que o motivo de todas as suas frustrações é não comprar o produto que patrocina suas postagens. 

O corpo fascina e, não importa o seu desconhecimento sobre nutrição e treinamento, a razão do progresso lento é não comprar o produto que eles vendem.

Não superestime o que pode conquistar em um mês e subestime aquilo que pode alcançar em 5 anos. Todo grande objetivo leva tempo para ser desenvolvido. Tenha metas realísticas e não se compare a ninguém, a não ser consigo mesmo, no passado.

Bons pontos de partida
Sendo natural saiba que quanto mais avançado, menor é a taxa de progresso. Forçar o ganho de peso só irá resultar em um acúmulo desnecessário de gordura e uma fase de perda de gordura prolongada. Mensure os prós e os contras e tenha cuidado com as fontes que você escolhe para obter suas informações de treino e nutrição.

Uma das minhas referências para obter informação sobre treinamento e nutrição é o Doutor Eric Helms. Sendo especialista no treinamento de atletas naturais ele oferece as seguintes recomendações para off-season, manutenção e para o período de competição.[1, 2

Contest prep – Fase de competição

  • Não veja alimentos como “bons ou ruins” Todo alimento pode ser usado. Porém, alguns alimentos servem melhor de acordo com o seu objetivo atual.
  • Perca peso em uma taxa moderada. Quanto maior seu percentual de gordura, mais rápido você pode perder. Mirar perder 1% do peso corporal por semana é um bom começo.
  • Não restrinja nenhum alimento, mas tenha controle de seus macronutrientes. Dietas que visam o corte total de alimentos em específico podem resultar no sentimento de extrema restrição e gerar compulsões alimentares
  • Tenha horários flexíveis para refeições. Adapte o seu número de refeições para um horário que seja confortável e lhe permita ser consistente. Do mais, não se preocupe tanto com a quantidade de refeições que realiza ao longo do dia, mas no total de macronutriente que consome.
  • Avalie seu progresso através de um treinador de confiança, fotos e médias de peso semanal.
  • Estratégias intermitentes de dieta podem ajudar. Refeeds e pausas periódicas na dieta podem gerar um alívio mental e ajudar na preservação de massa magra.

Manutenção – Fase de transição para Off-season

  • Retorne para os níveis de gordura corporal do off-season afim de normalizar alterações hormonais que a fase de competição possa ter gerado.

Off-season – Fase de evolução

  • Introduza, de maneira moderada, os alimentos e foque em sinais internos, como fome e saciedade
  • Consuma alimentos primariamente guiado por sinais internos e utilize métodos de quantificação de calorias apenas para assegurar progresso.
  • Mantenha hábitos que suportem seus objetivos no esporte ao invés de quantificar tudo que faz. Exemplos seriam o consumo de pelo menos 3 refeições por dia, inserir proteína em todas refeições e consumir em sua maioria alimentos não industrializados.
  • Utilize o feedback do seu corpo para decidir quais estratégias adotar. Se sua taxa de progresso está lenta, aumente a quantidade de calorias, se está ganhando peso rápido de mais, diminua. O ideal é optar por não ganhar mais que 0.5-1% do seu peso corporal por semana. Atletas avançados devem optar por taxas de ganhos mais conservadoras.


Essas são boas recomendações para iniciar disponibilizadas por um expert no treinamento de atletas que não utilizam recursos ergogênicos. Comece por aqui e adapte na medida que achar necessário. Não fique sobrecarregado com as informações, escolha uma ou duas, aplique e repita. Qualquer dúvida -> [email protected] 

Não tenho tempo = não é uma prioridade no momento

Nessa situação o melhor não é abandonar tudo, mas saber administrar corretamente a quantidade de energia que você tem no momento para as áreas que trazem os maiores benefícios pelos menores investimentos. 

Mente, corpo, espírito, negócios qual é uma prioridade no momento? Se dedique a eles, enquanto coloca as outras áreas em manutenção. Quando chegar a hora certa, foque em crescer em outras áreas. 

Se engane o quanto quiser, afirmando que consegue focar em tudo ao mesmo tempo, mas isso é uma bela receita para entrar em burn-out e desistir. 

Em tempos como esses não é preciso ser perfeito, “melhor que ontem” já serve.

Pensamento tudo ou nada

Treinar 6 vezes por semana e fazer 6 refeições por dia, parar de sair nos finais de semana e frequentar eventos familiares. No pain no gain BRO! Aham… 2 meses e você nunca mais mais querer ver um halter na sua frente.

O problema do pensamento tudo ou nada é que quem pensa assim nunca acaba com tudo, sempre com nada.[1] Muito melhor é ter a flexibilidade e a inteligência de focar nos 20% que trazem 80% dos resultados e manter o que você consegue fazer hoje.

Todos querem resultados rápidos. Atletas trincados de 20 anos e milionários de 25 nos despertam uma ansiedade gigante. “Como assim?”; “o que eu estou fazendo errado?”; “o que preciso mudar?” Calma…

A corrida muitas vezes gera mais tropeços que avanços. Em diversas vezes, apressar o processo, constrói muito mais mentes doentes do que corpos sarados.

A meta não é ser trincado aos 20 é ser trincado por 20 anos. A meta não é ser milionário com 25, mas rico pelo resto da vida. Veja o que consegue fazer e faça. Qualquer passo é progresso.

O melhor antídoto para o pensamento tudo ou nada chama-se flexibilidade e, flexibilidade, só existe para quem sabe priorizar.
Quando você não sabe onde focar queimadores de gordura parecem tão importante quanto uma dieta balanceada. Identifique quais são as variáveis mais importantes do treino e da nutrição para que possa focar neles quando a vida estiver uma loucura.

Hipertrofia -> Volume e sobrecarga progressiva.
Força -> Intensidade e Exercícios Compostos.
Nutrição-> Calorias, proteína e saciedade.

Essas variáveis trazem 80% dos resultados. Quantidade de refeições, quais exercícios usar em especifico, quantos dias da semana devo treinar, quais suplementos podem contribuir são detalhes que somam para os outros 20%. 

Se você quer se aprofundar no assunto, eu não poderia recomendar mais as pirâmides do Eric Helms, grande parte de tudo o que aprendi sobre treinamento e alimentação vem do conteúdo que ele disponibiliza. Vale a pena.

Dedicar toda sua vida a uma área
-Identidade vs Objetivo-

Essa diverge opiniões. Por um lado resultados expressivos pedem grande dedicação, por outro dedicação em excesso, sem nenhuma diversificação, te coloca em perigo, pois, caso você perca essa única área, não terá para onde correr. É aqui que atletas pós competição,ou que sofreram uma lesão podem entrar em períodos profundos de depressão. 

Assim como diversificamos nossos investimento afim de aumentar nossas chances de ganhos, devemos diversificar nossas fontes de felicidade para garantirmos que ela seja mantida no longo prazo.

  • Menos venda nos negócios, mas aumentou 5 kilos no agachamento? Dia bom.
  • Treino lixo, mas aprendeu a tocar uma nova música? Dia bom.
  • Briga com um colega de trabalho, mas conseguiu progredir nos seus projetos pessoais? Dia bom.

Quanto mais áreas na sua vida te permitirem um sentimento de conquista, mais difícil será te fazer acreditar que teve um dia ruim. Sempre há algo que você está melhorando e, quando você está melhorando, não existe vontade de desistir.

Exemplos reais:

  • David Beckham – Jogador, modelo e empresário fundador de uma marca de uísque, a Haig Club, em parceria com a empresa de bebida Diageo.
  • Michael Jordan – Lenda do basquete e empresário. Junto com a NIKE, criou uma marca de tênis que lhe rendeu milhões de dólares.
  • Fernando Sardinha – Lenda do esporte, músico e empresário bem sucedido. Troféus, sinfonias e negócios são o tripé da sua felicidade.

Não deixe que a busca por um físico trabalhado consuma a sua vida, faça com que a jornada seja uma amplificadora de todos os outros interesses da sua vida.

Conclusão

Entre diversas oscilações de motivação e energia tento me inspirar no Frank Zane

Zane foi um dos melhores fisiculturistas da história (competência), mas dizer que ele chegou lá da noite para o dia seria ilusão. Anos e décadas passaram focados em progresso contínuo para construir um físico capaz de derrotar até mesmo a lenda Arnold.  

Inspirado pelo grande Steve Reeves, o desejo de construir seu próprio físico nasceu naturalmente (Autonomia) e sua vontade o levou a conhecer amigos que, por interesses em comum, se tornaram  parceiros fieis (Conexão/Relacionamentos).

O químico, apelido de Zane, nos revela uma característica interessante da sua vida. Além de um fisiculturista de sucesso foi também professor de ciências e, depois, formou-se como mestre em psicologia. (Diversificar as fontes felicidade). Não era um frasco vazio. Por trás dos músculos estava uma mente trabalhada.

Hoje, com 77 anos, ainda continua motivando aqueles que entram nessa jornada de aspirações físicas por meio do seu site. Quando paixão é o que te move, idade é só um número.

Um aprendizado que tiro da história do Zane é não mirar no total de troféus acumulado, mas sim na quantidade de anos consistentes dedicados ao trabalho. Ele não se preparou para o verão, se preparou para a vida toda.

Espero que a história e o artigo possam ter lhe inspirado a permanecer firme nos seus objetivos independente dos desafios que aparecerem. Daqui 20 anos quero ouvir de vocês.

Obrigado por ler.


Rodapé

  1. De longe esse é um dos meus maiores artigos, talvez não o melhor, mas o que deu mais trabalho. Aprendi muito no processo de pesquisa. Espero que sirva a vocês o quanto me serviu. Uma carreira longa e próspera no esporte e em diversas outras áreas para todos nós. Eae? você ainda vai estar por aqui amanhã? até a próxima!
  2. Mais informações sobre a teoria da auto determinação [ 1, 2 ]


IM
🤔 Ficou alguma dúvida?
  • Antes, veja as maiores perguntas que recebo aqui.

  • Me faça sua pergunta por email aqui.

  • Ou faça sua pergunta no meu Instagram.

📄 Os melhores artigos da internet

Se você achou esse artigo legal… Espere ver os meus melhores…

🚀 Ter resultados

Espero que as ideias ajudem você

Quer ter resultados supremos sem depender de ninguém?

📕 Os 7 princípios do sucesso físico

Baixe o meu livro de graça.
E aprenda o que outros cobram R$297 para ensinar você.

Baixe o meu livro de graça. 
E aprenda o que outros cobram
 R$297 para ensinar você.

Foque no essencial. Pule as besteiras. Economize anos de erros.  

Foque no essencial.
Pule as besteiras.
Economize anos de erros.  

Sem spam. Sem suplementos inúteis. Saia a qualquer momento.
Só as melhores ideias sobre treino, dieta e livros.
Sem spam.
Sem suplementos inúteis.
Saia a qualquer momento.
Só as melhores ideias sobre treino, dieta e livros.
Eu em 10 segundos:
 
Meu nome é Matheus. Sou o criador do Inteligência Muscular.
Um site sobre treino, dieta e livros.
 
Entrego as melhores ideias da internet de uma maneira simples e prática.
Milhares de pessoas acessam meus artigos todo mês.
 
Quando não estou escrevendo, ajudo naturais a conquistar o sucesso físico.
Sem drogas. Sem dores. Sem sofrimentos. Veja aqui.
IM

Vai sair sem baixar meu livro?

Sem entrar no SFP?

O que eu ganho?

•1 email SFP ás sextas. Sabedoria. Físico. Prática. Mais inteligente, saudável e próximo dos seus objetivos.

•Livro IM. Aprenda tudo sobre treino, dieta, cardio e suplementos para ter resultados sem anabolizantes.

•Dinheiro. Economize rios de dinheiro em suplementos inúteis, vigaristas e anabolizantes.

•Tempo. Tenha resultados de anos – em meses – com dicas científicas fitness.

•Responsabilidade. Leia mais. Treine mais. Coma melhor. Viva mais.
Escolhas difíceis hoje. Vida fácil amanhã.

Só me dizer para onde enviar:

•Sem spam.
•Sem suplementos inúteis.
•Sem rasteiras.

Só as melhores ideias sobre: Treino. Dieta. Livros.