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Treinando para a vida toda, não para o verão (Parte 1)

Me diga se a história é familiar…

João nunca fez exercícios na vida. Por muito tempo os únicos movimentos que ele adquiriu maestria foram a flexão de copos e o agachamento para pegar o controle da TV no chão. O acúmulo de uma vida sedentária somada a negligência aos alimentos que consome, resultaram em um corpo que não o agrada.

João, reconhecido por ser uma rapaz esforçado, está disposto a mudar as circunstâncias da sua vida. Depois de 2-3 vídeos de fisiculturistas suados, baforando frases motivacionais entre séries de rosca direta, ele se sente compelido a embarcar nessa jornada de transformação corporal.

João começa a ir 6x por semana na academia, a comer de 2 em 2 horas e, depois de ouvir promessas de resultados milagrosos de gurus fitness, a “investir” mais de 50% do seu salário em suplementos.

A primeira semana é ótima. Os efeitos ergogênicos dos vídeos motivacionais ainda estão borbulhando no seu sangue entre as séries. Surgem algumas dores comuns no outros dias, mas o que importa são os ganhos. No pain no gain parceiro.

No limite da quarta semana joão já não se sente tão motivado a sair do seu trabalho rumo a academia. A motivação se esgotou, fisiculturistas gritando na orelha já não fazem efeito, suplementos começam a pesar no bolso e os resultados, mesmo que promissores, não satisfazem.

João desiste da jornada e volta para os mesmos hábitos e rotinas de antigamente. Ele culpa o mundo, a academia, a economia e o presidente. Sem o conhecimento para saber como começar, onde focar, progredir e alcançar metas, os degraus que estabeleceu para si se tornaram paredes.

João é o tipo de cara que não veremos tão cedo voltar para academia, mas o que importa não é? A indústria fitness é programada para lucrar em cima de um público sazonal que vem e vai de 6 em 6 meses em busca dos segredos, hacks e pílulas mágicas. 

A história lhe é familiar? Vejo ela com mais frequência do que gostaria. Até quando vamos suportar as mentiras, promessas vazias e soluções mirabolantes que te desviam daquilo que é realmente necessário para alcançar seus objetivos?

já chega. Esse artigo é minha investida contra esse problema. Espero que ajude.

Maslow do Atleta – Uma carreira longa sem Burn-outs

Maslow não era de levantar pesos, fazer flexões ou dietas zero carbo. Sendo um psicólogo judeu de origem Russa, durante toda sua carreira tentou responder a uma simples pergunta: ” quais são as áreas que tornam a vida significativa?”

Ele acreditava que fama e dinheiro poderiam tornar a felicidade mais provável, mas de longe era as causadoras principais dela. Algo mais profundo estava em jogo. Sua observação incessante dos seres humanos somada aos conhecimentos profundos da psicologia, o levou a conclusão de que os homens possuem essencialmente três tipos de necessidades: As psicológicas, as espirituais e as materiais.

Posteriormente essa seria a base para a construção de uma hierarquia para organização de suas ideias. A origem de sua pirâmide.

A pirâmide de Maslow argumenta que todos os seres humanos devem satisfazer uma hierarquia de necessidades para que possam avançar nos níveis e, por fim, atingir a auto-realização, o ápice do propósito humano.

Maslow não vai te ensinar a agachar ou a fazer dieta, mas pode te dizer quais pontos são importantes satisfazer para garantir uma carreira longa e significativa no esporte que ama e escolheu praticar.

Necessidades Fisiológicas

  • Comida
  • Água
  • Sono
  • Repouso

Maslow nos fala exatamente o que precisamos para obter resultados nos treinos. Exercícios resistidos não são agradáveis ao seu corpo, eles não fazem bem. A adaptação que seu corpo tem que realizar ao ser exposta aos estresses do treino que geram os benefícios a saúde.

Para garantir que esse processo de adaptação seja ótimo, devemos, como Maslow diz, respeitar nossas necessidades fisiológicas.

Comida –
Realizar de 3-6 refeições por dia, Consumir o número adequado de calorias de acordo com o objetivo, consumir uma quantidade suficiente de proteína, nada de excessos ou deficiências, consumir com moderação alimentos variados e de preferência do indivíduo, reconhecer que não existem alimentos bons ou ruins, só os que se alinham melhor diante de suas metas, evitar o pensamento tudo ou nada, moderação, usar suplementos apenas se necessário e não como a essência da sua vida.


Água –
Garantir um consumo confortável de líquidos que envolvam em sua maioria água, mas que permitam a inclusão de sucos, refrigerantes e outras fontes, com moderação.


Sono
Respeitar, sempre que possível, a necessidade de 7 á 8 horas de sono para permitir a recuperação das micro-lesões musculares geradas no treinamento resistido e ter energia para enfrentar as tarefas diárias do trabalho e da família sem ter que se tornar um escravo da cafeína.


Repouso –
Flexibilidade e moderação ao longo da semana para saber lidar com dias estressantes e problemas não antecipados e, mesmo assim, continuar progredindo diante os seus objetivos físicos. Garantir que o treinamento seja mantido não por 1 ou 2 meses, mas por 1 ou 2 anos. 


Gostaria de chamar a sua atenção para o detalhe que entre as necessidades mais importantes não entram amplificadores de testosterona, nem queimadores de gordura. Você não precisa dessas besteiras. Coma, durma, treine e administre sua energia. Os resultados vêm com o tempo.

Garantindo as suas necessidades fisiológicas você pode passar para o próximo nível. 

Necessidades de Segurança

  • Segurança financeira
  • Saúde e Bem estar
  • Segurança contra acidentes e lesões

Os gastos com saúde são um ótimo investimento de longo prazo. Tanto o financeiro quanto o de tempo. Uma mente limpa livre de preocupações é fruto de um planejamento sólido. Respeitar as necessidades de segurança da pirâmide de Maslow irá permitir que a busca por saúde seja um amplificador da sua felicidade e não mais uma fonte de estresse e preocupação.

Segurança financeira –  
Se você não possuí no momento uma fonte de renda estável e os seus níveis de estresse estão vazando pelos ouvidos, não é a hora correta de focar 200% no seu físico.

Jogue seus objetivos físicos para manutenção e foque em não ter que se preocupar em como pagar a próxima conta. Assim que o mar acalmar e as coisas parecerem mais otimistas, objetivos físicos podem voltar com tudo.

Saúde e Bem estar –
O treino foi feito para amplificar o seu estado de felicidade e energia, não para te deixar estressado e um pé no saco. Aqui, é muito importante adaptar o seu treino para a sua rotina diária e não a sua rotina diária para o seu treino. Manipule a frequência, o volume e a intensidade para construir um rotina com o número de dias que você consegue treinar e ser consistente. Saúde corporal e mental se completam quando um bom treino encontra um bom planejamento.

Segurança contra acidentes e lesões –
Treinar com inteligência não significa focar apenas na elaboração do seu plano de treino, significa também executar os exercícios com uma técnica impecável. Nos seus primeiros anos na academia você pode sair ileso executando exercícios com uma forma podre, mas, na medida que se torna avançado e maiores cargas são usadas, maior é a chance de lesões e acidentes.

Regra de ouro: Não se orgulhe com a quantidade de anilhas que você usa, mas da forma que você executa os exercícios. No final ninguém liga para o brutamonte que soca 200kgs no agachamento, mas todo mundo nota quando ele desce meio centímetro a cada repetição.

Necessidades Sociais

Depressão, ansiedade e solidão são problemas comuns no século digital.

Todos já se sentiram alguma vez perdidos, sozinhos, sem saber para onde ir, sem saber se vale a pena ir. Em momentos como esses precisamos de amigos, relacionamentos e família. 

Aristóteles dizia que somos animais sociais. Quem sou eu para discordar. Precisamos nos sentir amados e aceitos por outras pessoas. As conexões e amizades que obtemos ao longo da vida nos motivam a continuar progredindo.

Esse nível da pirâmide é como a tela que trapezistas usam para se proteger caso caiam enquanto tentam realizar manobras perigosas no circo. A tela te protege enquanto você tenta se aventurar e se desafiar.

Construa a sua tela e ela irá te proteger. Negue-a e o chão lhe espera caso você caia.

Amizades –
Nós sabemos como é difícil. Nós sabemos o quanto você se dedica. Nós sentimos o que você sente. As amizades criadas por buscas por algo melhor e empatia são as mais fortes que existem. Não tente fazer tudo sozinho. Compartilhe o seu fardo. Todos estão aqui para ajudar. Basta você pedir. Conheça novas pessoas, converse com estranhos, entre em um novo grupo. Paixões em comum são ótimas sementes para crescer amizades incríveis.


Relacionamentos –
Embebidos em um perfume de suor ambos os pombinhos tentam, ao mesmo tempo, pegar uma anilha de 5 kilos. O toque entre suas mãos acelera seus corações e um romance instantâneo nasce. Aham… Ta bom…

Não vai ser assim, mas ter uma pessoa na sua vida é muito importante. Quem não gostaria de conhecer um(a) parceiro(a) que divida os mesmos sentimentos de busca por melhorar que você tem? O amor da sua vida pode estar fazendo agachamento no hack ao lado.


Família –
Exercícios servem não só para fortalecer músculos, mas também  laços de sangue. Imagine levar sua mãe para uma aula de zumba, seu pai para uma sessão de treino e seu irmão para um futebol. Família te dá a base para caminhar e a confiança para buscar por aquilo que acredita. Em um mundo que sempre tentará pisar em seus sonhos e te fazer decidir de seus planos, a família é seu porto seguro. Volte a ela sempre que precisar e leve-a junto contigo sempre que puder.

A jornada de busca por melhora física é um tanto solitária. É você contra você mesmo. Desafios, dificuldades, superações. Você pode chegar longe sozinho, mas, são as amizades desenvolvidas no caminho que o fazem valer a pena.

Necessidades de Estima 

Me permita lhe parabenizar de estar nesse trajeto. Só de buscar se desenvolver, intelectualmente e fisicamente, você já tem meu respeito. 

Esse é o próximo nível de Maslow: a nossa profunda necessidade de apreciação e respeito.

As pessoas possuem um desejo enorme de conquistar coisas e então ter seus esforços reconhecidos. Elas sentem uma necessidade de ser valorizadas por outros e de estar fazendo um contribuição ao mundo.

Trabalho, diplomas, grupos de esporte, hobbies contribuem na formação da sua auto-estima e permitem um sentimento de realização pessoal gerado pelo ato de se superar.

Pessoas que possuem uma alto auto-estima são mais resilientes, acreditam no seu valor, são perseverantes e dedicadas. 

Pessoas com baixa auto-estima são inseguras, tímidas, medrosas e desistem fácil de tudo que apresenta uma ou duas dificuldades.

Não existe como fingir auto-estima. Você tem, ou não. Um tanto desmotivador, mas não perca as esperanças. 

Auto-estima é construída na medida que os desafios que você se propõe são realizados. Cada pequena vitória soma no total da sua estima e, no longo prazo, te torna uma pessoa confiante. É um processo demorado e difícil, não tente apressa-lo e nem fingi-lo. A pergunta prática é a seguinte: ” Qual seria um desafio que quero conquistar que não seja, nem tão grande que me encha de medo, nem tão pequeno que me encha de tédio, que seria bom para mim, para minha família e para minha comunidade?”

Para mim foi construir esse blog.
E para você?

Necessidades de autorrealização

Chegamos ao último nível da pirâmide. O detalhe que muda tudo. Maslow nos explicou esse nível com simples palavras: “O que um homem pode ser, ele deve ser.” Significa completar nossos objetivos e conquistar nosso máximo potencial.

Explorar nosso potencial é a única maneira de nos sentirmos completos. Viver ao máximo, fazendo o melhor que se acredita que pode ser feito sempre que possível.

Nesse nível você deve parar de olhar para fora e voltar a sua atenção para dentro. Não importa a opinião de outros, críticas ou elogios, o que importa é: “Eu estou sendo tudo que posso ser no momento atual?”

Se a sua resposta for positiva, estou orgulhoso. Você acaba de criar uma receita muito poderosa que serve não só para tirar qualquer plano do papel, mas manter seus resultados no futuro. Continue firme na jornada.

Se sua resposta for negativa, fique calmo. Isso é comum. Pense por um instante, ou dois. O que você acredita que está faltando? O esporte que escolheu não é a sua praia? Tudo aquilo que você faz hoje não é por si, mas para agradar uma outra pessoa? você não sente que esta dando o máximo do seu potencial no ambiente que frequenta hoje? O que te falta?

Se a sua pergunta for sincera, haverá um pequena voz dentro de você que responderá. Você pode não ouvir ou não ficar feliz com a resposta, mas ela nunca vai mentir.

Auto realização irá vir no futuro. Assim como auto-estima, não pode ser fingida.
Muitas vezes nem há como sentir sua presença, mas a sua falta é sempre gritante.

Conclusão

O velho maromba preocupado apenas com suplementos e divisões de treino estão entrando em extinção.

A nova espécie se preocupa em maximizar o intelecto em conjunto com o físico. Criar um plano que garanta resultados no presente sem roubar a preservação deles no futuro.

O novo maromba é um sujeito estudado que deixaria Maslow orgulhoso por utilizar os conhecimentos sobre psicologia na sua pirâmide para ter um físico desenvolvido não para o próximo verão, mas para a próxima década.

Esse é novo maromba se parece com você?

—>Confira a parte 2 do artigo AQUI.


Rodapé

  • Muitas pirâmides tiveram influência na minha vida. Uma foi a do Maslow, outra a do Eric Helms. Músculos e inteligência sempre me fascinam.
  • Na parte 2 do artigo irei falar de uma outra teoria muito importante para manter uma carreira longa, quais os principais erros que as pessoas cometem e estratégias para superar desafios.
  • Obrigado por ler.

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