1 ano de IM | 12 lições e reflexões sobre o futuro

Essa semana o site IM completou um ano.

Todo dia ele melhora. Reflexo de leitura, pesquisa e escrita.

Esse artigo vai compartilhar 12 lições que tive na minha jornada escrevendo na internet e refletir sobre a direção do meu site no futuro.

Esse é um artigo espelho. 

É o que eu gostaria de saber um ano atrás. Vai te poupar dos meus tropeços, das minhas dores e dar um pingo de coragem para começar algo seu.

Algumas lições farão sentido. Outras, você terá que aprender sozinho. 

12 lições em 365 dias escrevendo na internet

Tabela de conteúdos

Tabela de conteúdos

Ninguém se importa com você.

Já derramou uma gota de pasta de dente na camisa e pensou: “Estou acabado. Todo mundo vai notar o completo idiota que eu sou. Olhe essa mega MANCHA. Civilizações futuras darão risadas eternas ao meu respeito.”

A festa passa e nenhuma alma nota o desastre que você é. Pior, ainda perguntam onde você comprou sua bela vestimenta.

Esse é o efeito holofote.

Achamos que sempre existe um holofote em nós, mostrando todas as nossas falhas e inseguranças para o mundo. Porém, esquecemos que todos os outros também acham que existe um holofote sobre suas cabeças. Eles estão milhares de vezes mais preocupados com suas próprias vidas do que com uma droga de mancha na sua camisa.

Isso é libertador. 

Significa que você deve seguir seus interesses independente do que os outros pensam. Na maioria das vezes, eles não vão pensar nada.

Aplicando no meu site. 

Me pergunte: quantos dos meus amigos sentam comigo e falam dos artigos que eu criei? Quantos apontam as minhas falhas? Quantos apontam a fraude que eu sou? Quantos perguntam quem eu penso que eu sou para estar escrevendo sobre esses assuntos online?

Poucos. Beiram o zero. Só alguns rolamentos escada abaixo em brigas por causa da síndrome do impostor. A maioria acha meu trabalho legal ou não dá a mínima.

Não deixe que falsos holofotes te impeçam de começar nada na vida. Pouquíssimas pessoas se importam com o que você faz. As outras que se importam, podem achar seu trabalho incrível.

No final das nossas vidas vamos nos arrepender muito mais do que deixamos de fazer do que daquilo que fizemos. Pense nisso.

Seu crítico interno vai tentar destruir seu trabalho

 Perfeccionismo é uma desculpa. É onde covardes se escondem.

“Não está pronto ainda” – Diz o criador bundão 5 anos mergulhado no seu trabalho.

O verdadeiro artista pega a mínima qualidade viável e entrega o primeiro vídeo, o primeiro artigo, a primeira música, o primeiro poema. Droga, até a primeira foto no instagram.

Um: Como visto acima, ninguém se importa.

Dois: Você começa. O que tira um peso gigante das suas costas e te abre para um mundo de oportunidades de aprendizado.

A qualidade é a filha da quantidade. Quanto mais vídeos você grava, melhor seus vídeos ficam. Quanto mais você escreve, melhor seus textos ficam. Quanto mais fotos você tira, mais bonito você fica… É… Bom, talvez não, mas você pegou a ideia.

Ideias são como peidos mentais. É a execução que importa.

Não tenha medo de parecer um completo idiota hoje. Esses são os gênios do amanhã.

Existem duas dores. A do criador bundão e a do guerreiro. 

A do bundão é invisível hoje, mas, com o tempo, se transforma em frustração e ressentimento. A do guerreiro é grande hoje, mas se transforma em orgulho e coragem no futuro.

Não existe saída. Escolha qual dor você quer.

Opiniões são como bumbums – Alguns não cheiram bem…

Todo mundo tem uma opinião sobre tudo. Futebol, política, religião, a novela das oito. Mesmo com 1% de conhecimento sobre essas áreas.

O que faz você pensar que o seu trabalho será diferente?

Uns vão adorar. Outros, te achar um completo otário. 

Ignore todo mundo.

Foque no que você quer, no que você gosta e no que você quer desenvolver. Em um mar de opiniões, agrade a pessoa mais importante: você. Por mais estranho que seja, essa é também a melhor forma de agradar os outros.

Não tenha pressa, seu trabalho melhora todo dia.

Vergonha sinaliza seu progresso nas suas criações. Os primeiros posts desse site nem a minha mãe lê.
 
Não me lembro bem de onde ouvi essa história – Google ou Facebook – mas o ensinamento é incrível.
 
Os donos – do Google ou Facebook (sim, vamos ficar na dúvida) – passaram anos sem ninguém dar a mínima para o que eles criaram.
 
Eles ficaram ressentidos? Tristes? Entraram em prantos debaixo de cobertas quentes embebidos em mares de calorias gélidas chamadas sorvetes?
 
Não. Isso é uma maravilha!
 
Todo mundo que não nos conhece hoje está nos dando o tempo para melhorar. O tempo para tornar nosso trabalho incrível. O tempo para deixar queixos no chão.
 
Quando isso acontecer – e vai, se o seu trabalho for bom – estaremos mais preparados.
 
Não deixe que a busca pela fama roube o prazer do seu trabalho. Erre mais, aprenda mais e melhore rápido. Assim, você se torna digno do reconhecimento futuro.
 
Seja incrível e ninguém poderá te ignorar.

 

Por que escrever em 2021?

“Escrever é tão antiquado… Prefiro ver um vídeo no youtube…”  😒 Os melhores vídeos nascem de um script escrito. Escrita é a mãe de todos os conteúdos.
 
Escrita está entre nós há mais de 5000 anos. Por um simples motivo: ela FUNCIONA.
 

 

  • Escrever ensina a pensar. Pensar é a arma mais poderosa do universo. 
  • Escrever mostra os buracos no seu conhecimento. Uma vez vistos, você pode preenchê-los com conhecimento.
  • Escrita fortalece ideias. Ela solidifica seus pensamentos e te permite melhorá-los por meio do fogo da edição.
  • Escrita é uma lupa. Ela te torna capaz de encontrar diamantes entre ideias complexas.
  • Escrita é um mapa. Ela te ajuda a compreender melhor o mundo – externo e interno.
  • Escrita treina sua fala. Ela vai te ajudar a  falar melhor, vender melhor, ganhar mais e acelerar sua carreira.
  • Escrita é a língua da internet. Quem ensina mais, quem cria mais é quem ganha mais.
  • Escrita não é a droga do ENEM. Escrita não é para fazer uma redação lixo com um tema inútil. Escrita é para propor soluções para os problemas mais complexos do mundo. É para fortalecer suas ideias, defender o que você acredita e levantar soluções para problemas dignos de se resolver.
  • Escrita é o segredo dos líderes. As pessoas mais importantes da história dominavam a arte do discurso. Sabe o que também essas gargantas douradas faziam? Escreviam.


Escrever é difícil. Escrever bem é INSANO.

Eu acreditava que tinha que escrever muito para parecer que eu sabia sobre o que eu estava falando. Usava 1000 palavras. 2000 palavras. 5000 PALAVRAS –  para não falar nada.
 
A qualidade do texto não está no número de palavras. Está no número de ideias. Quem fala mais, com menos, ganha o jogo.
 
Eu mudei tudo que sabia sobre escrita nesse último ano.
 
Aqui as 13 melhores ideias que transformaram meus textos.
 
  • Escreva menos, fale mais. As melhores ideias são curtas e impactantes.
  • Evite clichês. Escreva para leitores inteligentes e ocupados.
  • Seja simples. Entre duas palavras, escolha a mais simples. Entre as simples, escolha a menor. Se você não usaria a palavra em um bar, não a escreva. 
  • Seja breve. Entregue o maior número de ideias com a menor quantidade de palavras. Esse é o maior favor que você pode fazer para o seu leitor.
  • Seja impactante. Me fale algo que eu não sei. Me fale algo que exploda minha mente. Fale como duas coisas são parecidas e ninguém nunca notou. Beija-flores e helicópteros. Janelas e olhos. Músculos e cidades.
  • Use metáforas. Ensinar por metáforas salva 50% de energia. Isso porque você já sabe como a outra metade funciona. Por exemplo, escreva como fala. Você já sabe falar. Só falta escrever.
  • Use histórias. Odiamos palestras. Amamos histórias. Me conte como você sofreu, errou, fracassou e, com muita luta, conseguiu aprender algo e ter sucesso. Quando você enxergar olhos brilhando é porque suas histórias acenderam seus corações.
  • Mais pontos. Menos vírgulas. Usar pontos é direto. Torna tudo fácil de entender. Coloca uma pitada de estilo. Entrega uma ideia por frase. Facilita a digestão mental.
  • Escreva rápido. Reescreva tudo. Corte a maioria. Escreva tudo que pensa no primeiro rascunho. Depois, reescreva nas melhores palavras. Por fim, corte tudo, salve as ideias de ouro e entregue o menor artigo com as maiores ideias. Escrever é reescrever. O prazer do leitor nasce da quantidade de dor do autor investida na obra.
  • Leia. Todos os escritores sérios são leitores compulsivos. Todos os escritores também roubam as ideias dos seus autores favoritos. Negar é mentir.
  • Criatividade. Originalidade é só uma questão de obscuridade das suas fontes. Se você tiver uma ideia, mas pensar que “alguém já criou algo sobre isso”, lembre que existem 1010 biografias do senhor Winston Churchill.
  • 5 segundos. É isso que você tem para prender atenção do leitor. Livros, blogs, e-mails – Passe disso e você perde seus leitores. Seu conteúdo não precisa ser pequeno, mas deve comprar a atenção do seu leitor antes do seu próximo piscar de olhos.
  • Escreva sobre o que você se importa. Resolva um problema. Crie valor. Entregue uma solução melhor. Se agrade e você agradará seus leitores.
Eu aprendi isso com livros.
 
E  também com sites.
 
O novelista William Maugham diz que existem 3 regras para escrever bem. “Infelizmente ninguém sabe quais são”.
 
Essas ideias vão apenas te colocar na direção certa.
 

Ensinar é a melhor forma de aprender. Criar é ensinar com TURBO.

 
Essa é a digna frase que ouvimos da nossa avó e nossos olhos dão um 180º.
Infelizmente – ou, felizmente –  a maioria das coisas que ouvimos de nossas avós (limpe o ouvido, coma devagar, use a cueca do lado certo) são verdades.
 
Leia quantos livro você quiser. Ouça quantos podcasts desejar. Veja milhares de vídeos no Youtube. Você não vai lembrar de nada. 

O conhecimento que internalizamos é o que usamos. O livro que você lembra é o que você escreve. O podcast que você aprende é o que você grava. O vídeo que você aprende é o que você filma.

Você não precisa virar um escritor, radialista ou youtuber. Só uma coisa é necessária: tomar notas. Criar em cima do que consumiu.

Tomar notas é criar um mapa enquanto explora novos territórios. Você não precisa escrever um livro, só um resumo. Você não precisa gravar um podcast, só anotar as principais lições. Você não precisa virar um youtuber, só fazer um resumo do vídeo.
 
Criar aguça seus olhos. Te faz prestar atenção. Te faz compreender melhor. Demanda suor mental. Demanda estresse mental – e todo mundo sabe o que acontece quando você estressa seu corpo humano na dosagem correta – você MELHORA.
 
Pare de observar da plateia e entre no coliseu. Lute contra seus próprios leões ao invés de ficar só aplaudindo ou criticando direto da sua confortável cadeira gamer.
 
Falando em romanos…

Entrar no coliseu é melhor do que ficar na plateia

Duas ideias fortíssimas.
 
Primeira. Ninguém aprende mais do que o guerreiro que luta contra os leões. Sua vida está em jogo. É a morte ou a vitória. Esse é o ambiente que torna o aprendizado mais rápido.
 
Segunda. Aplausos possuem o mesmo valor do que críticas vazias quando vêm de pessoas da plateia. Elas não entendem o que é arriscar a sua vida. Não entendem o que é lutar contra feras sedentas diariamente. Só escute conselhos de outros guerreiros no coliseu. De preferência quem vem matando leões por anos.
 
Parece contraditório, mas inúmeros gostariam de estar no lugar dos guerreiros. O medo da plateia os previne de tomar qualquer ação. Isso gera inveja, crítica, raiva, comentários maldosos no twitter. 
 
Se você ouvir gritos de algum figurante, lembre que está no caminho correto.
 

Seja incrível. Conte ao mundo. Esqueça atalhos.

 
Estude muito (pesquisa). Crie algo incrível (valor). Conte ao mundo (marketing).
 
(Inverta a ordem e criamos um charlatão).
 
Impacte o menor número viável de vidas (clientes) que torne seu negócio sustentável. 
 
Faça isso por dez anos. 
 
E pronto. Sucesso.
 
É simples. Só não é fácil. Igual tudo que vale a pena.
 
  • Dinheiro
  • Músculos
  • Sabedoria
  • Credibilidade
  • Relacionamentos
Não existem atalhos. Não existem hacks. Não existe dinheiro fácil. 
 
Só existem pessoas que conseguem se manter no mar furioso por um longo tempo enquanto outros se afogam e, muitos outros, nem partiram da praia.
 

Se prepare para o limbo 

 
Essa é conhecida como The Dip, no livro do Seth Godin.
 
É a curva de retornos futuros. É onde separa meninos de homens com cabelo no peito e bigodes grossos. É onde o filho entra em prantos e a mãe aumenta o volume da novela. É onde mil desistem e um vence.

Demorou 10 anos para o Bill gates ser considerado um sucesso do dia para noite. O mesmo para o Steve Jobs – criador do famigerado smartphone da maçãzinha.

Não deixe que os anos de sombras e dificuldades apaguem os sonhos da sua alma. Com força, consistência e melhora, logo seus projetos iluminarão o mundo.

O maior aprendizado é separar o que é uma montanha e o que é uma estrada sem saída.
 
  • Montanhas são projetos que geram estresse, dúvidas e dificuldades no curto prazo, mas se pagam no futuro. 
  • Ruas sem saída são como montanhas, mas sem a parte do “se pagam no futuro”. 
Desista rápido – ou nem comece – ruas sem saída. Persiga montanhas.

Compita em áreas que você pode ser o melhor

Eu não tenho a melhor genética do mundo. 

Posso usar anabolizantes só para alcançar um físico médio comparado a todos os outros atletas insanos que temos no Brasil. Ou, posso inspirar pessoas a desenvolver seus físicos sendo naturais e me divulgar como um defensor desse esporte. No primeiro, estou competindo com milhares. No segundo, alguns. Qual tenho maior chance de ser o melhor? 

O mesmo na escrita.

Quantos marombas você conhece que conseguem escrever um parágrafo sem cometer tantos erros gramaticais que explodiriam um professor de gramática? 

Essa é minha estratégia de negócios.

Ser tão bom que não possam me ignorar.
Eu facilito isso entrando em jogos que me dão vantagens únicas e tenham poucos competidores. Isso é criar um oceano azul e parar de competir no mar vermelho cheio de tubarões.

Essas foram as ideias que me marcaram no último ano. 

Para aqueles que contaram foram 11 lições. A décima segunda é a seguinte: sempre cumpra suas promessas. Uma hora alguém vai te cobrar.

Vamos para as reflexões sobre o site.

Reflexões sobre o futuro - IM

Vou responder três perguntas:
 
  • Quais são os valores principais que guiam minha vida e trabalho?
  • Como estou vivendo e trabalhando com integridade agora?
  • Como posso definir um padrão mais alto no futuro?

Valores de vida e trabalho

Saúde

Bem estar. Força. Músculos. Não ficar doente. Não sentir dores. Ter sempre energia.
 
  • Priorizar minha saúde física e mental acima de retornos financeiros.
  • Disciplina e hábitos como meios de atingir isso. Zero atalhos.
  • Movimento e boa alimentação diária para enriquecer vidas, não sugá-las.

Crescimento

Físico. Intelectual. Espiritual. Emocional.
 
  • Aprender ideias novas, explorar lugares diferentes e testar métodos diferentes.
  • Conhecer meus desejos e planos para não deixar que outros os decidam por mim.
  • Quebrar minhas inseguranças por meior da ação. 
  • Focar no que posso mudar. Esquecer o que não posso.

Auto-respeito

Emoções, ideias e relacionamentos
 
  • Viver sempre no meu máximo potencial.
  • Permitir minha felicidade onde estou agora.
  • Deixar que o que eu faço seja a fundação do que falo.
  • Trazer para perto quem me faz bem. Me afastar de quem me faz mal.

Excelência

Maestria em grandes habilidades.
 
  • Buscar progresso, não perfeição.
  • Amar o processo de subir a montanha, não o resultado de chegar ao topo.
  • Trabalhar duro, pois isso é recompensador.

Curiosidade

Amar a exploração e o aprendizado.
 
  • Fazer perguntas intrigantes e importantes.
  • Explorar conhecimento profundo em diferentes áreas.
  • Seguir meus interesses e usar o tédio como sinal para parar e começar novos projetos.
Contribuição

Contribuir com o mínimo que posso ao invés de reclamar sem fazer nada.
 
  • Fazer ao invés de falar. Resolver ao invés de só apontar o problema. Construir ao invés de só consumir.
  • Deixar as coisas um pouco melhores do que quando eu as encontrei.
  • Me colocar no lugar de outros para aprender como posso ajudá-los.
Criatividade

Criar coisas para aprender sobre tudo o que eu me importo.
 
  • Errar muito – em público – para aprender rápido.
  • Ficar ciente dos vilões da criatividade. Crítico interno, originalidade, perfeccionismo, tentar agradar outros, resistência, impostor, dúvidas.
  • Crie algo que goste e ira agradar os outros.

Como estou vivendo e trabalhando com integridade agora?

Escrevendo sobre como melhorar físicos sem drogas, sofrimentos e sacrifícios. Marketing exagerado e promessas vazias funcionam. Porém, decidi construir meu site com base na literatura científica e no trabalho de diversos especialistas que admiro. Hacks, atalhos, desinformação, mitos e ilusões passam longe daqui. Odeio isso tanto quanto você.

Pedir desculpas por minhas falhas. Eu não sei de tudo. Só compartilho as ideias que aprendi, sintetizei e construí em cima das pessoas que admiro. Espero ajudar outros na mesma jornada que eu. Vou errar muito no futuro. Mas nunca se preocupe sobre a minha capacidade de pedir desculpas, aprender e renovar opiniões. Eu acredito em opiniões fortes que estejam sempre dispostas a mudança. Se evidências e argumentos lógicos me forem apresentados, estou mais que disposto a mudar de ideia.
 
Mais recompensas internas do que externas. O meu trabalho é egoísta. Todos os artigos, guias e livros são conselhos para o meu antigo EU. O que eu gostaria de fazer, o que eu gostaria de ter evitado e o que eu gostaria de ter conhecido. Eu escrevo para me agradar. Essa é a melhor forma de agradar meus leitores. Por isso, não fico tão preocupado por recompensas externas como fama ou dinheiro. A melhor recompensa eu já tenho: crescimento intelectual, paz de espírito e fortalecer minhas ideias.
 
Ajudar pessoas a guardarem seus suados dinheiros e evitar rasteiras. “Se você enxerga uma fraude e não grita “FRAUDE”, então você é uma fraude.” Taleb diz tudo. Quanto mais estudamos sobre uma área, mais seus problemas se apresentam para nós. Temos duas escolhas: silêncio ou ação. Eu escolhi a segunda. 

Como posso definir um padrão mais alto no futuro?

Avançar minha missão. Eu quero que os obstáculos para alguém atingir um físico de sucesso sejam a disciplina, o trabalho e a educação – não suas contas bancárias.
 
Escrever e criar consistentemente. Não serão sempre os melhores artigos. Porém, cada um deles servirá como passos na minha jornada de escritor, tijolos para construir um castelo de ideias e degraus na escada da maestria. 
 
Agradecer e lembrar de todas as pessoas que tornam meu trabalho possível. Às vezes, sugado pelo futuro, esqueço das pessoas que tornam o meu presente possível. Esse site não seria possível sem o apoio dos meus familiares, amigos e inspirações. Obrigado a todos!
 
Impactar mais pessoas com meu trabalho. Nos últimos tempos, foquei 100% da minha energia em criar algo incrível. O problema é que tenho me dedicado pouco para marketing. Nos próximos meses vou me dedicar a isso. Se eu não divulgar meu trabalho, ninguém vai. 

Fechamento

Esse foi o primeiro ano de IM. Espero que seja o primeiro de muitos.
 
Vou continuar melhorando, aprendendo e consciente do caminho que estou trilhando.
 
Não vou deixar meu futuro como uma folha em branco. Quando isso acontece, o mundo escreve nela por você.
 

Eu sou um projeto em progresso. Esse site é um projeto em progresso. Minha empresa nasceu para criar progressos.

Espero que esse artigo possa ter ajudado alguém a criar a coragem para dar o primeiro passo rumo aos seus sonhos. Esse é o passo mais pesado. Depois, eles se tornam um pouco mais leves, ainda que nunca fáceis.
 
Obrigado por me acompanhar!
  • Se você gosta do meu trabalho, dê uma olhada nos meus serviços e no meu livro.

📄 Outros artigos que você pode gostar

📄 Outros artigos que você pode gostar

🤝 Conte a um amigo
🤝 Conte a um amigo ​
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
📕 Leia meu livro sem pagar nada

 Pule as besteiras. Economize anos de erros. Foque no essencial.

É só me dizer para onde devo enviar:
É só me dizer para onde devo enviar:

Sem spam. Sem suplementos inúteis. Saia a qualquer momento.
Só as melhores ideias da internet.

Evolução dentro e fora da academia. Estratégias para te ajudar a navegar pelo mar de desinformação que existe na internet. Desenvolvimento de mente e corpo para a vida.

Evolução dentro e fora da academia. Estratégias para te ajudar a navegar pelo mar de desinformação que existe na internet. Desenvolvimento de mente e corpo para a vida.

Junte-se a centenas de outros que recebem os emails IM e ganhe meu livro.

* indicates required