fbpx

23 ideias que eu demorei 23 anos para aprender

 
Aniversários são ótimos para reflexão.
 

Juntei aqui algumas lições que aprendi no caminho para 23 anos.

Talvez elas te poupem alguns problemas.Talvez elas te ensinem algo. Talvez você tenha que aprendê-las sozinho.

 
  • 1.Leia um livro todo dia. A humanidade cometeu erros por milênios até aqui. Negar esse conhecimento e tentar aprender por tentativa e erro não é nada inteligente. Faça melhor: aprenda com os erros dos outros. Livros são mapas criados por pessoas mais inteligentes e experientes que você com o objetivo de lhe guiar na sua própria jornada. Viver sem ler é com o jogar futebol descalço no asfalto sob um sol escaldante.
    Vai doer, vai ser menos efetivo e você vai desejar que tivesse pego suas chuteiras do conhecimento em casa. Não perca tempo, comece o próximo livro hoje.

  • 2.Siga seus interesses. Seu coração e o seu tédio são as melhores bússolas. Uma pessoa faz você se sentir uma pasta de dente espremida até a última molécula? corte-a das suas relações. Um livro está mais tedioso que assistir novela do “vale a pena ver de novo”? Pule para o próximo. Eu sei que te disseram qual carreira você deve escolher, qual livro ler na faculdade e qual é a melhor gravata para esse tipo de camisa. Mas pro inferno! Você só vai ser feliz quando seguir seus próprios instintos (na maioria das vezes eles vão estar certos).

  • 3.Faça mais exercícios. Meu site chama “inteligência muscular”, você esperava o que? Não precisa ser musculação (ainda que ela seja a única capaz de te transformar em uma estátua grega). Pode ser qualquer movimento. Caminhadas, tênis, basquete, até golfe. Saúde física escorre e enriquece todas as áreas da sua vida. Disciplina, ética de trabalho, dedicação, atenção a detalhes. Tudo fruto de construir um corpo que você se orgulhe. Os gregos nos deram a filosofia, a democracia e o amor pelo debate. Porém, sabe o que eles também compartilhavam em comum? um físico incrível [1, 2, 3, 4, 5]. Coincidência? Acho que não.

  • 4.Aprenda habilidades eternas. São todas aquelas que você aprende um vez e irão te beneficiar pelo resto da vida. Aprender a como aprender sozinho, melhor e mais rápido é uma. Trocar o pneu, outra. Vendas, escrita, falar em público, marketing e programação. Todas notáveis.

  • 5.Não existe nada mais bonito que alguém inteligente. O traço mais sexy de uma pessoa não é o seu cabelo, olho, bunda. O traço mais sexy do mundo é ser extremamente inteligente. Beleza é importante – nos primeiros 15 segundos – o resto são ideias refinadas, pensadas e trabalhadas. Jamais deixe alguém te fazer acreditar no contrário.

  • 6.Oportunidades não aparecem, elas são construídas. Oportunidades são como um gato medroso no meio da rua. Corra atrás dele o quanto quiser, você só vai ficar exausto e ele o mais longe possível. Agora, tente algo diferente. Compre uma lata de atum e veja o bichano se aproximar e roçar nas suas pernas em busca de carinho. O que faz isso funcionar? É só olhar a marca da lata de atum, está escrito “trabalho duro”. Qualquer oportunidade não passa disso.

  • 7.Pressa reduz resultados. Um espadachim amador indagou seu mestre com imprudência sobre quanto tempo seria necessário para que ele se tornasse um guerreiro magnífico. “10 anos” – diz o mestre. Indagado o aprendiz diz que irá trabalhar o triplo e pegar todos os atalhos para adquirir maestria na arte do combate de espadas. “Bem,” – diz o mestre. “então serão necessário 70 anos”. Uma pessoa com tanta pressa raramente obtém bons resultados.

  • 8.Objetivos são consequências de práticas diárias. Um físico bonito são inúmeras repetições na academia. Um negócio de sucesso são inúmeras ligações para clientes. Um livro são inúmeros dias escrevendo. Objetivos são importantes para direção, mas são sistemas e processos que te levam até lá.

  • 9.Negue prazeres momentâneos em busca de recompensas duradouras. Afastar o brigadeiro hoje, para aproximar o emagrecimento amanhã. Afastar o Netflix hoje, para aproximar o físico desenvolvido amanhã. Afastar a rede social hoje, para aproximar o conhecimento dos livros amanhã. Negue o efêmero para atrair o extraordinário.

  • 10.Ser desacreditado é uma pista poderosa. Significa que você está no caminho para grandes coisas. Os únicos que não são desacreditados são os ausentes de ambições, grandes planos e propósitos. Quer evitar todos os conflitos e críticas? Arrume um emprego medíocre, faça uma faculdade média e fique em um relacionamento morno. 

  • 11.Ser novo com cabeça de velho é um privilégio. Jovens são idiotas, velhos são sábios. Qual você quer ser? Envelheça dezenas de anos por meio dos livros. Cada livro que você lê é como viver uma vida completa fora da sua própria. Experiências, erros e aprendizados. Quanto mais vidas você viver por viagens literárias melhor será sua vida real fora delas.

  • 12.Escrita é o Eno do conhecimento. Igual a sua vó toma para digestão após exagerar no torresmo, escrita é ótima para digestão de conhecimento. Escrever é compreender. É te mostrar onde existem furos de lógica na sua compreensão para que você possa preenchê-los. Escrever é aprender com nitro.

  • 13.Se compare com outros! Mas só assim. Você vai se comparar com os outros até o dia que você deixar esse mundo. Então, vamos dar uma regra para esse jogo. Você pode se comparar com quem você quiser, mas deve querer trocar completamente de vida com a pessoa. Sabe o milionário do youtube, o cara com a barriga com mais detalhes que a capela sistina e a blogueirinha com uma pele mais lisa do que seda persa? Você trocaria a sua vida completa com a deles? Então…
    Você não pode pegar todos os privilégios e negar as falhas. Se você não trocaria completamente a sua vida pela vida da pessoa, não existe motivo para sentir inveja.

  • 14.Faça de arrependimentos, mandamentos. 5 principais arrependimentos de quem está no final da vida. Queria não ter trabalhado tão duro. Queria ter tido a coragem para viver a vida que eu gostaria, não a vida que esperavam de mim. Queria ter me permitido ser mais feliz. Queria ter tido a coragem de expressar meus sentimentos. Queria ter mantido contato com meus amigos. Inverta-os e você tem mandamentos. Não ignore seus sonhos. Não trabalhe muito. Fale o que pensa. Seja feliz. Cultive amizades.

  • 15.Você pode conquistar tudo que deseja. A maioria das pessoas não tira seus sonhos da cabeça e seus projetos do papel. Sabe por quê? porque ambos são inexistentes. Ninguém sabe o que quer. Ninguém sabe o que pedir. Ninguém sabe para onde ir. O gato da Alice no pais das nunca esteve tão certo. Quando não se sabe para onde ir, qualquer coisa serve. Seja diferente. Crie seus próprios objetivos.

  • 16.Caminhe para pensar. Andar é meditação dinâmica. Eu nunca entendi por que as pessoas sentam para meditar, sendo que fazer isso em movimento é muito mais eficaz. Caminhar vai te ajudar a pensar, te tornar mais criativo, produtivo, menos estressado. Ao voltar sua mente estará limpa e estimulada para aprender mais.

  • 17.Internalize a oração da Serenidade. Deus me dê força para aceitar o que não sou capaz de mudar. Coragem para tentar mudar aquelas que sou capaz. E sabedoria para saber a diferença entre as duas.

  • 18.Não se importe com o que outros pensam de você. “Você ficará bem menos preocupado com o que as outras pessoas pensam de você quando perceber o quão raramente o fazem – David Foster Wallace.” Todos estão preocupados demais com suas próprias histórias para prestar atenção na construção da sua. Não se preocupe muito com isso. Parece que outros estão te julgando, mas na verdade não estão. Pessoas, em sua maioria, são legais, amigáveis e encorajadoras. Elas só são ocupadas demais para te alertar disso.

  • 19.A felicidade está nas outras pessoas. Fazemos pouco por nós, mas movemos o mundo por outros. O mal, na verdade, merece nossa compaixão, já que jamais vai sentir a verdadeira felicidade, a qual só é obtida por meio da realização do bem.

  • 20.Peça desculpas, não permissão. Escrever, criar, filmar, montar um negócio, explorar uma ideia. Só faça. Se algo der errado, você sempre pode pedir desculpas.

  • 21.Faculdade e conhecimento não moram na mesma casa. A primeira entrega um papel assinado que ninguém se importa. O segundo vai transformar sua vida para sempre. Esqueça a primeira. Foque toda a sua energia no segundo. 

  • 22.Você não precisa ser um expert. Seja um guia, não um guru. O guru é aquele que desce da montanha com todas as respostas. O guia é aquele que sobe a montanha junto com você compartilhando sua experiência e conhecimento. É  difícil ser um guru, mas, ser um guia, é uma questão de vontade. No meu site eu sou um guia. Compartilho o que aprendi com o objetivo de ajudar alguém e me tornar mais inteligente no processo.

  • 23.Nada é original. Tudo bebe de algum lugar. Uma criação parece mais ou menos original de acordo com a obscuridade das suas fontes. O conhecimento da humanidade avança assim. Não como casas isoladas erguidas em diferentes lugares, mas como tijolos individuais colocados em cima de um castelo que foi erguido por toda a humanidade. Sempre que a vontade de ser original estiver te impedindo de criar algo novo lembre desse simples fato: existem mais de 1000 biografias sobre Warren buffet. Tudo que deveria ter sido dito já foi dito, o problema é que ninguém estava ouvindo. Logo, deve ser repetido. Repita da sua forma.
  • 24.Bônus: Você pode construir a sua própria vida. Tudo que você vê no mundo foi criado por pessoas não mais inteligente que você. Você pode ter suas próprias criações. Você pode deixar sua marca no mundo. Não viva a vida de outra pessoa, crie a sua própria.
 
 
 

📄 Outros artigos que você pode gostar

📄 Outros artigos que você pode gostar

🤝 Conte a um amigo
🤝 Conte a um amigo ​
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
📕 Livro grátis

Receba meu livro com os 7 princípios para ter resultados sendo natural.

Receba meu livro com os 7 princípios para ter resultados sendo natural.

 Pule as besteiras. Economize anos de erros. Foque no essencial.

 
Pule as besteiras.
Foque no essencial.
Poupe anos de erros. 

Sem spam. Sem suplementos inúteis. Saia a qualquer momento.
Só as melhores ideias da internet.

Sem spam.
Sem suplementos inúteis.
Saia a qualquer momento.

    Só as melhores ideias da internet.

Eu em 10 segundos
 
Meu nome é Matheus. Sou o criador do Inteligência Muscular. Um site sobre treino, nutrição e livros. 
 
Entrego as melhores ideias da internet de uma maneira simples, fácil e prática. Milhares de pessoas acessam meus artigos todo ano.
 
Quando não estou escrevendo, ajudo pessoas inteligentes a construir físicos incríveis. Sem drogas. Sem dores. Sem sofrimentos. Veja aqui.
IM

Evolução dentro e fora da academia. Estratégias para ajudar a navegar pelo mar de desinformação da internet. Desenvolvimento de mente e corpo para a vida.

Evolução dentro e fora da academia. Estratégias para te ajudar a navegar pelo mar de desinformação que existe na internet. Desenvolvimento de mente e corpo para a vida.

Receba meu livro com os 7 princípios para ter resultados sendo natural de graça.