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Eu espero que o artigo ajude você.

Quer que eu cuide do seu treino e da sua dieta?

Resumo do livro – O mito do empreendedor, por Michael E. Gleber

Nota: 7/10
Pegue sua cópia.
Autor: Michael E. Gerber

Todos os anos milhões de pessoas começam negócios.

Em 5 anos, 80% desses negócios não existem mais.

O livro vai garantir que você faça parte dos 20%.

🚀 O livro em 3 frases.

  • Ser bom na sua profissão não é o suficiente para ser um empreendedor. 
  • Não trabalhe para o negócio – trabalhe para criar o negócio.
  • Crie sistemas onde pessoas comuns possam criar resultados extraordinários.

🤔 Minha opinião.

Ótimo livro para empreendedores.

Ótimo livro para quem quer abrir um negócio.

Tapa na cara de quem acha que ser um bom profissional basta para ser empreendedor.

🤓 O que vou aprender?

  • Negócios.
  • Empreendedorismo.
  • O valor dos sistemas.
  • A diferença entre técnicos, administradores e empreendedores.

🔍 Quem deveria ler?

  • Se você quer ser empreendedor.
  • Se você quer montar um sistema para entregar valor de forma consistente.
  • Se você quer montar um negócio.

🌿 Como o livro me mudou?

O livro mudou a forma que eu enxergava meu negócio. 
 
Não penso mais em como fazer algo uma vez. Penso em como posso criar um sistema de passos simples que criam qualidade consistente, frequente e sustentável.

🏆 Top 5 ideias.

  • Sistema. Os melhores negócios do mundo funcionam em qualquer lugar, com qualquer pessoa, dentro de qualquer situação econômica. Como? Eles possuem um sistema. Uma sequência de ações que você passa para garantir qualidade nas partes mais importantes da empresa. Vendas. Marketing. Produto. Quer ter um negócio e não um chefe? Crie um sistema.  
  • Empreendedores. Administradores. Técnicos. Toda empresa deve equilibrar esses três. Empreendedores cuidam do futuro, otimizando visão e objetivos. Administradores cuidam do passado, otimizando pessoas e prioridades. Técnicos cuidam do presente, otimizando tarefas e processos.
  • Chefe. Se o seu negócio depende de você para funcionar, você não tem um negócio, você tem um chefe. E pior: seu chefe é um lunático. Vai te cobrar 12 horas por dia. Vai te ligar nas madrugadas. Vai te perseguir nas férias. Vai impactar seu emocional, seus amigos, família e até a sua saúde. Muito cuidado na hora de montar seus sonhos. Eles podem se tornar pesadelos.
  • Trabalhe no negócio. Não para o negócio. Seu objetivo não é criar um chefe. Seu objetivo é criar um negócio onde qualquer pessoa possa operar com um conjunto de processos (sistema). Exemplo: McDonald’s é um negócio. Não importa onde você vá, um Big mac é um Big mac.
  • Grandes negócios. Grandes negócios não nascem de pessoas extraordinárias. Grandes negócios nascem de pessoas comuns capazes de fazer coisas extraordinárias. 

✍️ Resumo do livro.

O que é o mito do empreendedor?

Quando uma pessoa tem a ilusão de que ser boa no seu trabalho a torna capaz de montar um negócio nessa mesma área.

Exemplo: personal trainer.

“Eu sei treinar pessoas. Logo, vou montar um negócio nessa área.”

Doce ilusão.

Treinar pessoas é só o começo. 
Quando ele descobrir que terá que se dedicar para outras 200 áreas. Marketing. Vendas. Finanças. Contratação. Marca. É possível que o negócio não se sustente.

O poder de conhecer o mito do empreendedor é saber se preparar para ele. 
Assim, você será capaz de montar um negócio que te liberte – ao invés de um negócio que te escravize.

Três tipos de pessoas.

Empreendedor.
 
  • Visionário.
  • Sonhador.
  • Criatividade.
  • Vive no futuro.
  • Procura por oportunidades.
  • Visão estratégica.
  • Quais são os problemas que as pessoas enfrentam e eu posso resolver?
Administrador.
 
  • Organização.
  • Positivo e motivador.
  • Gosta de melhorar o que já foi criado.
  • Enxerga os problemas da visão do empreendedor e o ajuda a resolvê-las.
  • Limpa a bagunça.
  • Vive no passado.
  • Como posso melhorar processos, produtos e pessoas?
Técnico.
 
  • Ação > Teoria.
  • Fazer > Ideias.
  • Visão tática.
  • Vive no presente.
  • Qual é a próxima ação a ser feita?
7 pilares do negócio de sucesso.
  • Visão.
  • Objetivo.
  • Organização.
  • Pessoas.
  • Marketing.
  • Sistemas.

Visão.

  • O que eu mais valorizo no mundo?
  • Que tipo de vida quero ter?
  • Quem eu quero ser?
  • Como quero ser lembrado?
  • O que eu gostaria de fazer todos os dias?
  • O que eu quero aprender com o meu trabalho?
  • Quanto de dinheiro eu preciso para viver uma boa vida?
  • Meu negócio resolve um problema para um número suficiente de pessoas?
  • Quais são meus planos para daqui 6 meses? E 1 ano? E 2 anos? E 5 anos? E 20 anos?
Sem uma visão clara, seu futuro fica escuro.
 
Vou dar um exemplo com o meu negócio: o inteligência muscular.
 
  • Eu quero ajudar pessoas inteligentes a alcançar o sucesso físico. Sem drogas. Sem dores. Sem decepções.
  • Não quero ter chefes. Quero ter a liberdade de focar nos projetos que eu acredito que valem a pena – ao invés dos projetos que me são mandados.
  • Quero ser um expert na área da ciência do treino e da nutrição.
  • Quero ser lembrado como alguém que ajudou você a melhorar sua vida por meio de boas ideias, movimento e alimentação.
  • Quero escrever, ler e treinar todos os dias.
  • Quero aprender sobre livros, treinos e nutrição.
  • Fitness é uma das áreas que mais cresce no Brasil.
Lendas criam a sua vida.
 
Lentos são criados pela vida.
 
Se você não decidir o que você quer, o mundo fará isso por você.
 
Objetivos.
 
  • Quais são as ações mais importantes para seu negócio atingir a sua visão?
  • Qual é a única coisa que se feita tornará todas as outras mais fáceis ou desnecessárias?
No IM, a minha tarefa mais importante é escrever. É assim que faço tudo.
 
  • Redes sociais.
  • Comunicação com clientes.
  • Criação de valor.
  • Marketing.
  • Vendas.
  • Artigos.
Escrita é o pilar que sustenta meu negócio.
 
Organização.
 
  • Quem será o empreendedor?
  • Quem será o administrador?
  • Quem será o técnico?
Crie os seus sistemas na medida que você realiza as tarefas do seu negócio.
 

Quando você tiver todos os checklists prontos, entregue para um iniciante entusiasmado em aprender para realizar o trabalho técnico.

Regra.
 
Só peça para alguém fazer algo que você faria.
 
Se você não segue o padrão de excelência do seu negócio, como você espera que outros sigam?
 

Administração.

  • Como você vai treinar os administradores?
  • Como você vai atrair talentos?
Identifique quais tarefas tem que ser feitas.
 
Sistematize essas tarefas.
 
Crie checklists do início ao fim.
 
Defina quais pessoas ficarão responsáveis por quais tarefas.
 
Pessoas.
 
  • Como você vai motivar pessoas?
  • Como você vai incentivá-las a aprender mais?
Ninguém pode forçar ninguém a fazer nada.
 
Mostre como contribuir ao negócio é contribuir ao futuro deles.
 
Mostra o porquê ela deveria se importar. Não existe nada pior do que fazer uma tarefa vaga dentro de um trem que você não conhece o destino.
 
Crie uma visão que seja valiosa o suficiente para outras pessoas te ajudarem a torná-la realidade.
 
Entregue um propósito. Entregue ordem. Entregue significado.
 
E pessoas te seguirão.
 
O que faz pessoas trabalharem em um negócio?
 
Pessoas precisam trabalhar em uma ideia que elas acreditam.
 
Em uma visão que valha a pena trazer para realidade.
 
E com um entendimento claro do que precisa ser feito.
 
Ideia + Visão + Ação.
 
Marketing
 
  • Descubra o que outros querem (pesquisa).
  • Crie algo incrível que satisfaça o que eles querem (produto).
  • Conte a todo mundo (Conteúdo. Anúncios. Boca a boca)
Perguntas.
 
  • Quem é o seu cliente?
  • Por que ele compra?
  • Como seu cliente deve ver seu negócio para que ele compre de você ao invés da concorrência?
Estratégia.
 
Se agrade. E você agradará outros.
 
  • Qual é o produto que você gostaria?
  • Qual é o serviço que você gostaria?
Sistemas.
 
  • É assim que fazemos aqui.
  • É assim que vendemos aqui.
  • É assim que treinamos aqui.
  • É assim que fazemos o marketing aqui.
Defina o seu assim.
 
Um sistema vai permitir que o seu negócio cresça sem que ele domine o seu tempo. Sem que ele se torne o seu chefe. Sem que ele sugue a sua vida.
 
O negócio perfeito.
 
  • Empreendedor. Expande a visão da empresa.
  • Administrador. Prioriza as ações corretas. Estabelece a ordem.
  • Técnico. Realiza o trabalho que tem que ser feito.
O negócio imperfeito.
 
  • E + A – T = Muita ideia. Pouca ação. 
  • A – E – T = Muita organização. Mas sem nenhum senso de claridade e visão. 
  • T – E -M = Trabalho. Trabalho. Trabalho. Sempre ocupado – nas ideias erradas.

O limitante de cada área.

  • Empreendedores. Quantos administradores eu consigo convencer na busca por minha visão?
  • Administradores. Quantos técnicos eu consigo supervisionar de uma forma produtiva?
  • Técnicos. Quantas tarefas eu consigo fazer sem ficar louco?

O que limita o crescimento do seu negócio?

  • Interno.
    • Falta das habilidades certas.
    • Sistema para automatizar tarefas.
    • Paixão.
    • Experiência.
    • Conhecimento.
  • Externo.
    • Mercado.
    • Dinheiro.
    • Concorrência.
    • Economia.
    • Governo.

Perguntas antes de criar um negócio.

  • Onde quero estar daqui 3-5 anos?
  • Quanto de dinheiro eu preciso para me manter?
  • Quantas pessoas preciso para me ajudar? Quais trabalhos elas vão fazer? Como vão fazer?
  • Como vou me tornar substituível para o meu negócio?
  • Como posso delegar tarefas que mais ocupam o meu tempo do que criam valor?
10 minutos de plano poupam 10 anos de perdas.
 
Fases de um negócio.
 
  • Bebê. Quando o dono faz tudo. Jornadas de trabalho de 14 horas.
  • Adolescente. Quando o dono contrata seu primeiro ajudante. Infelizmente, como ainda não possui nenhum processo, o ajudante acaba sobrecarregado, indiferente e insatisfeito, o que pode resultar em uma demissão. O próximo passo para sair da adolescência é montar um sistema.
  • Adulto. Sistema eficaz para gerir todas as áreas da empresa com qualidade. Contrato de novos funcionários, vendas, marketing, criação de produtos. O empreendedor cria os sistemas. Os administradores criam os processos. E os técnicos focam na execução.
Guerreiros X Bunda moles.
 
Bundas moles enxergam tudo na vida como bênçãos ou maldições.
 
Guerreiros enxergam tudo na vida como desafios.
 
Quem é você?
 
Problemas de criar um negócio.
 
Você começa. Trabalha 12h por dia. Problemas aparecem.

Resultado: seu negócio é o seu novo chefe.
 
Se o seu negócio depende de você, sinto informar: você não tem um negócio, você tem um chefe.

E pior: seu chefe é louco.
 
O sonhos de todos que abrem um negócio.
 
Se livrar do seu emprego para poder criar empregos para outras pessoas.
 
O que você precisa para criar um negócio de sucesso:
 
  • Você não precisa dos reflexos de um Airton Senna.
  • Dos músculos de um Hércules.
  • Da mente de um Einstein.
Você simplesmente precisa saber o que fazer, identificar o próximo passo – e fazer.
 
Trabalhe no negócio. Não para o negócio.
 
Trabalhe em um negócio onde ele te dê cada vez mais tempo livre na medida que ele cresce.

Os antigos donos do McDonald’s só pensavam em fritar hambúrgueres.

Se eles nunca tivessem conhecido o Ray Kroc, você nunca comeria um Big Mac.

E eu teria muito menos demanda para meus serviços

 

Áreas que um negócio precisa.

  • Valor. O que você faz?
  • Marketing. Como você conta ao mundo?
  • Vendas. Como você faz o mundo comprar?
  • Entrega ao cliente. Como você entrega ao mundo?
  • Finanças. Como você ganha mais do que gasta para continuar entregando o que você faz ao mundo?
Você não precisa das melhores pessoas. Você precisa dos melhores sistemas.
 
Os melhores negócios contratam pessoas comuns e fazem com que elas criem resultados fantásticos.
 
Como? Sistemas.
 
  • Google treina seus funcionários.
  • Apple tem sua universidade.
  • McDonald’s produz o mesmo lanche independente do país.
Perguntas.
 
  • Como posso criar um sistema tão bom que torne pessoas comuns em experts?
  • Como posso criar um negócio onde os resultados dependam de sistemas – e não de pessoas?
Grandes negócios nascem de pessoas comuns criando coisas extraordinárias.
4 áreas importantes para montar um negócio.

1.Crie valor para seus clientes. Resolva um problema. Seja incrível.

O que hoje é um lixo e eu poderia melhorar?

2.Crie trabalhos operados por pessoas com o menor nível de habilidade possível.

Você não precisa de doutores no seu negócio.
 
Você precisa de um sistema tão bom que torne possível pessoas comuns criarem resultados incomuns.
 
3.Documente suas regras.
 
Crie um manual para novos marujos.
 
“É assim que fazemos aqui.”
 
“É assim que criamos resultados.”
 
Torne fácil e rápido de se aprender.
 
4.Consistência.
 
Consistência de valor.
 
Consistência na satisfação de clientes.
 
Consistência nos resultados.
 
Se o McDonald’s produzisse um lanche diferente por cidade, ele não venderia milhões de lanches pelo mundo.
 
  • Crie um logo.
  • Crie uma marca.
  • Crie uma missão.
O seu pacote é a forma que você será visto pelo mundo.
 
Perguntas.
 
  • Como posso fazer meu negócio trabalhar sem mim?
  • Como posso deixar que as pessoas trabalhem para mim sem minha interferência?
  • Como posso sistematizar minhas ações para tornar os resultados que eu criei sempre consistentes?
  • Como posso passar o meu tempo fazendo o trabalho que eu amo fazer – ao invés do trabalho que eu tenho que fazer?
O valor de um sistema.
 
Se você encontrar a “melhor forma” de fazer algo, faça dessa forma todas as vezes.
 
Inovação. Quantificação. Orquestração.
  • Inovação. Qual é a melhor forma de fazer? Crie novos produtos e serviços. Entregue excelência. Se não puder ser o melhor, seja o primeiro, seja diferente.
  • Quantificação. O que preciso medir? Vendas. Marketing. Ligações. Leads. Tráfego. O que é medido, pode ser melhorado.
  • Orquestração. Como posso tornar o processo automático? Execute o seu sistema. Veja falhas. Corrija. Repita até o colapso do capitalismo.
O poder das checklists.
 
A melhor forma de tornar um resultado repetível, é criando checklists. Elas são os pilares do seu sistema.
 
Por exemplo, veja o sistema que passo para criar todos os meus artigos.
 
Você pode criar um parecido para o seu negócio. 
 
Como?
 
  • Identifique as ações mais importantes do seu negócio.
  • Crie um script passo-a-passo com tudo que você tem que fazer do início ao fim.
  • Siga sempre esse script para criar resultados incríveis e consistentes no futuro.
Fechamento

Essas foram as ideias que mais me impactaram no livro.

Espero que elas ajudem você tanto quanto me ajudaram.

Se quiser ver mais resumos de livros, veja está página.

Obrigado por ler até o final. Isso me deixa muito feliz.

IM

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