Eu espero que as ideias ajudem você.

Quer ter resultados supremos sem depender de ninguém?

2020 – O ano da exploração (revisão anual)

Essa é a minha primeira revisão anual.

Pessoas que eu respeito falaram que é um exercício essencial para claridade, compromisso e crescimento. Principalmente quando feito em público.

Vamos ver como a minha sai.

Três perguntas serão respondidas:
 
  • O que aconteceu de bom nesse ano?
  • O que precisa melhorar para o próximo ano?
  • No que estou trabalhando para o futuro.
Máquina do tempo, ativar!
 

🎉 O que foi bom nesse ano?

 
Criação do site Inteligência Muscular. Esse foi o primeiro ano do site. Ele foi criado para compartilhar tudo que aprendi com livros e com o trabalho de pessoas que eu admiro. Esse é o motivo nobre que gosto de me lembrar. Status, montar uma consultoria no futuro que seja minha carreira e um negócio de sucesso são os motivos secretos. Acredito que nenhum é mais nobre do que o outro, mas ambos devem ser reconhecidos. Ainda não sei ao certo o futuro desse negócio. Consigo enxergar dois caminhos. Torná-lo um site pessoal com meu nome ou continuar a desenvolver a marca e os princípios por trás dela. O tempo vai responder.
 
Escrita. Publiquei 53 artigos, 7 guias, 1 livro pago e 1 livro grátis. Uma quantidade que me deixa satisfeito olhando para trás e motivado com o quanto ainda tenho para aprender olhando para frente. Uma das maiores lições desse ano foi aprender que qualidade é só um produto da quantidade. Grande parte das vezes, o artista com a melhor obra é o artista com o maior número de obras. Picasso criou mais de 4000. O mesmo serve de escritores até Youtubers. No próximo ano, quero me dar a permissão de criar mais e aceitar que apenas 20% do meu trabalho trará 80% do impacto que desejo.
 
Destaques de 2020:
 
  • Artigo mais acessado: O melhor guia de suplementos de 2020. Quase fiquei triste pelo pessoal acessar meu melhor guia sobre uma área que tem a força para entregar 5% de resultados. Pelo menos depois de lê-lo menos pessoas irão desperdiçar rios de dinheiro. 😄

  • Artigo favorito: “Faça isso” – 100 dicas práticas sobre treino e nutrição para resultados extraordinários. Nem todo mundo tem tempo para ler um livro de 300 páginas sobre treino ou nutrição. Tudo bem. Esse guia resume minha experiência e tudo que tenho lido nos últimos anos sobre treino e nutrição. Lembre: as dicas não são regras, só recomendações informadas.

  • 1374 visitantes no site. Meu site ainda é super pequeno, mas olhando para esses números e lembrando do primeiro artigo que publiquei fico feliz e grato por ter começado. Espero poder atingir mais pessoas no futuro, mas esse não foi o principal motivo que me fez começar. Eu comecei esse site para me tornar uma pessoa melhor, mais inteligente e ajudar pessoas com minha pesquisa no caminho. Preciso me lembrar desse propósito de tempos em tempos quando a crise dos números começa a me corroer por dentro. Agradeço de coração a todos que acompanham meu trabalho e prometo mais valor no futuro!
Físico. Esse ano foi o que eu consegui ganhar mais músculos. Mesmo sendo meu sexto ano treinando! Possíveis motivos são: Treino consistente, com volume alto e especializado em hipertrofia (treinava há anos com foco em força), dieta hipercalórica (mais do que eu deveria, o que resultou em um pouco mais de gordura ganho do que eu gostaria), proteína suficiente (~2g/kg), Sono consistente de 8h. Fiz um bulking por 7 meses e depois um minicutting por 8 semanas. Meu principal objetivo de 2021 é alcançar minha melhor forma física em força, estética e saúde. Vou compartilhar nos meus próximos artigos minhas estratégias com vocês.
 
Dias treinados por mês:
 
  • Janeiro – 17
  • Fevereiro – 18 
  • Março – 19
  • Abril – 17
  • Maio – 17
  • Junho – 22
  • Julho – 19
  • Agosto – 17
  • Outubro – 22
  • Novembro – 21
  • Dezembro – 20
    • Total: 209
Melhores levantamentos do ano pesando 70kg:
 
  • Agachamento: 142kg para 1 repetição.
  • Supino: 92kg para 7 repetições
  • Levantamento terra romeno (RDL): 172kg para 2 repetições.
Nutrição. Esse ano aprendi a usar mais meus sinais de fome e saciedade para guiar minha dieta e menos números e aplicativos. Fiquei super ansioso no começo. Depois de ter contado calorias por mais de 3 anos, isso foi super estranho para mim. No final, correu tudo bem e consegui executar uma fase de ganho de músculos com 85% da eficácia que eu gostaria, porém com 200% menos estresse. Depois de anos contando calorias eu já consigo identificar o que cada alimento possui apenas com o olho. Minha lente de macros está aguçada, mas precisa de treino, já que ganhei um pouco mais de gordura do que gostaria em 2020. Espaço para melhorar em 2021.
 
Saúde. Em um ano tão duro com inúmeras famílias, eu sou super grato. Não conheço uma só pessoa – amigo ou familiar – que tenha ficado doente esse ano. Meus sinceros sentimentos a todas as famílias que passaram por tempos difíceis. Que 2021 venha com luz nesse ano de sombras.
 
Leitura. Esse ano consegui terminar 48 livros, sendo que 45 deles foram em inglês. Isso me deixou bastante feliz! Esse ano fiz minha leitura com a maior qualidade possível. Fiz resumos, tomei notas enquanto lia e, em alguns, até escrevi resumos a mão. Isso foi uma mudança gigante para o meu entendimento do assunto e rápida volta dos pontos chave do livro quando os esqueço. Espero em 2021 começar a postar os meus resumos nesse site. Aqui um exemplo do livro Maestria do Robert Greene.
 
Top 5 leituras desse ano:
 
Amigos. Eu tenho os melhores amigos do mundo. O sorriso não sai do meu rosto por um segundo na presença deles. Cada um tem um traço especial. Um interesse em particular. Uma personalidade. Uma paixão. O que mais nos aproxima é a vontade gigante de crescimento.
 
Família. Sou muito grato pela minha família. Nós não nos parecemos nada, mesmo assim nos damos super bem. Ainda não converso e me abro com eles com a frequência que eu gostaria, mas, na medida que fico mais velho, começo a enxergá-los não mais com uma visão de rebeldia, mas com uma visão de respeito as suas experiências. 
 

💪 O que precisa melhorar no próximo ano?

 
Tráfego do meu site. Sou muito grato pelas pessoas que passaram pelo meu site esse ano e sei que a curva de crescimento de um blog pessoal é bem mais longa do que de um canal no youtube ou de um podcast. Vou continuar estudando marketing e procurar vir com novas boas práticas para trazer mais pessoas para o meu site e minha lista de emails.
 
Livro. Meu livro não teve muitas vendas. O que me deixou um pouco triste, mas também me lembrou que estava focando onde não tinha nenhum controle. Eu não posso fazer com que pessoas gostem do meu trabalho, comprem meus produtos ou entrem para minha lista de emails. Eu só posso fazer o melhor trabalho que eu consigo de acordo com minhas limitações do presente. O livro me deu um trabalho imenso, mas o processo e o esforço valeram por si próprios. Em 2021 quero criar produtos ainda melhores, fazer uma versão 2.0 do meu livro, aprender mais sobre lançamentos e convencer mais pessoas de que meu conteúdo vale a pena.
 
Foco. O traço principal da imaturidade é a incapacidade de fazer escolhas. Falo por experiência própria. Criei um IG, um site e já estava planejando um canal no youtube e um podcast. Isso só resultou em me sentir sobrecarregado e a não entregar trabalho com a qualidade que eu gostaria. Em 2021 vou focar em 2 áreas para criar conteúdo. Só. Meus planos são vídeos e artigos, mas ainda não tenho certeza (imaturidade apitando). Talvez eu devesse ser ainda mais crítico e focar em apenas uma área. Preciso pensar mais sobre o assunto.
 
Conhecer pessoas. Esse foi um ano difícil para as relações sociais. Em resposta a pandemia, eu realmente entrei na onda do isolamento social. Mergulhei profundo no meu trabalho. Só desliguei vendo alguns amigos próximos nos finais de semana. Eu amo conversar e aprender com pessoas que amam o que fazem, espero ter mais oportunidades em 2021.
 
Viagens. Eu fiz uma viagem decente esse ano. Em dezembro. Uma das melhores viagens da minha vida. Conheci pessoas super interessantes (uma em especial). Isso me deu um tapa na cara. Como eu conheço pouco do meu país. Pretendo mudar isso em 2021. A meta é conhecer pelo menos 3 cidades históricas no Brasil e, no futuro, fazer uma viagem internacional.
 
Violão. Minha rotina no violão foi satisfatória. Treino quase todos os dias 30-60 minutos. Porém, não vi um crescimento muito grande esse ano. A curva do aprendizado de um instrumento é longa, mas meu progresso tem sido menor do que eu gostaria. Aprendi algumas músicas novas, duas para ser específico, melhorei minha execução de outras, mas atingi um belo de um platô. Preciso criar um plano de estudos e contratar um professor para me dizer onde estão minhas fraquezas. Em 2021 vou começar a fazer aulas e quem sabe participar de um show.
 
Conhecer profissionais que admiro na minha área. Adoraria conversar com mais pessoas que eu admiro na minha área e também em outras. Aprender com elas e depois criar algo que ao mesmo tempo seja útil para o meu público e dê o devido respeito e reconhecimento que esses experts merecem. Networking não é o meu forte. Uma das habilidades que pretendo melhorar nesse ano.
 

Trabalhar com mais pessoas. Eu quero que minhas ações reflitam minhas palavras. Esse ano vou contratar mais profissionais que possam me ajudar a melhorar meu trabalho e habilidades. Violão, escrita e marketing são as primeiras áreas que vejo que poderiam ganhar muito com a ajuda de outros. Quero voltar a ser um aluno, mas só estudar assuntos que tenham um impacto direto na minha carreira e que me chamem a atenção.

🌟 No que estou trabalhando para o futuro?

 
Melhorar o IM. Criar mais conteúdo com base na ciência, defender o fisiculturismo natural e explorar cada vez mais formas de ajudar e dar comunidade para as pessoas na gratificante jornada física.
 
Vídeos e artigos. Em 2021 quero explorar outras formas de entregar conteúdo no site. Isso será feito por meio de áudio nos artigos e vídeos. Fica simples passar o conteúdo para outros formatos quando a pesquisa está pronta. E mais, muitas pessoas dizem que preferem ver vídeos ou ouvir áudios ao invés de ler. Eu quero servir ao máximo as pessoas que acompanham esse site. Esse parece ser o próximo passo prático.
 
Chegar no melhor físico da minha vida e mantê-lo. Eu quero dominar o meu físico em 2021. Chegar na minha melhor forma física nos três pilares mais importantes: força, estética e saúde. Vou me dar o tempo necessário para atingir esse objetivo. No passado fiz muitas dietas agressivas e fases de ganhos com calorias exageradas. Esse ano será o ano da tartaruga. Vou me dar o tempo e a paciência necessária para chegar na minha melhor definição e mantê-la para o longo prazo. Ainda não sei se vou documentar em artigos, vídeos ou no instagram. Me ajude a decidir! 😄
 
Criar resumos de livros. Eu leio muito. Agora quero entender minha leitura com mais profundidade. Esse será o objetivo principal dos resumos de livros que farei para esse site. Também quero conhecer mais pessoas que amam leitura tanto quanto eu e quem sabe combinarmos de tomar um café e trocar ideias.
 
Criar uma rotina de criação consistente. Lembrando: qualidade é resultado da quantidade. Quanto mais tentativas eu der, maior minha chance de criar algo incrível. Esse ano irei construir uma rotina onde eu tenha que criar pelo menos dois conteúdos semanais. Vamos ver se algo decente sai disso.
 
Ajudar 15 pessoas a transformar seus físicos. Esse ano quero ajudar 15 pessoas a mudar a sua vida por meio de manipulações inteligentes de nutrição e treino. Para isso irei finalizar a minha página do site “trabalhe comigo”. Em breve abrirei para quem tiver interesse de se inscrever, dando prioridade para a minha lista de emails. Será tudo grátis, mas não será fácil. Preciso de pessoas comprometidas e determinadas para alcançar seus objetivos. Se esse é você, fique ligado.
 
Participar de alguma competição. Eu treino há bastante tempo. Sempre tive competições na cabeça, mas nunca participei de uma. O sorriso estampado na cara de suor de atletas sempre me despertou a pergunta: Será que é bom? E se fosse eu? Espero que no final de 2021 possa dar uma resposta concreta para vocês. Seja em uma competição de força, fisiculturismo ou quem sabe até algumas fotos profissionais.
 
Crescer minha lista de emails. Minha lista de email é o bem mais precioso do site. Nela estão os meus verdadeiros irmãos de batalha. O convite de entrada é um livro grátis que ensina os 7 princípios para tirar o máximo da sua jornada física. No futuro vou começar a enviar toda semana conteúdos exclusivos nessa lista. Não tenho certeza sobre o que, mas esperem os melhores insights da internet sobre fitness e outras áreas que me interessam. 
 

✍️ Conclusão

 
Eu não sou um expert. Sou só um cara super interessado nos assuntos desse site que teve a sorte de encontrar livros e experts no mundo inteiro generosos os suficiente para me guiar na minha própria jornada. Esse site é um agradecimento. Quero ser para outros o que eles foram para mim.
 
Como você notou, eu ainda tenho muito o que melhorar. Eu não tenho todas as respostas. Também não sei ao certo para onde estou indo. Só compartilho minha jornada com o objetivo de ganhar mais claridade e ajudar alguém.
 
Claro que estou feliz com o meu progresso esse ano, mas estou ainda mais ansioso para o que 2021 me reserva. Prometo a vocês o meu melhor.
 
Obrigado a todos que me acompanharam esse ano. Que tal usar esse formato para criar a sua própria revisão anual? aqui um template.
 
Um 2021 recheado de crescimento para nós!
IM
🤔 Ficou alguma dúvida?
  • Antes, veja as maiores perguntas que recebo aqui.

  • Me faça sua pergunta por email aqui.

  • Ou faça sua pergunta no meu Instagram.

📄 Os melhores artigos da internet

Se você achou esse artigo legal… Espere ver os meus melhores…

🚀 Ter resultados

Espero que as ideias ajudem você

Quer ter resultados supremos sem depender de ninguém?

📕 Os 7 princípios do sucesso físico

Baixe o meu livro de graça.
E aprenda o que outros cobram R$297 para ensinar você.

Baixe o meu livro de graça. 
E aprenda o que outros cobram
 R$297 para ensinar você.

Foque no essencial. Pule as besteiras. Economize anos de erros.  

Foque no essencial.
Pule as besteiras.
Economize anos de erros.  

Sem spam. Sem suplementos inúteis. Saia a qualquer momento.
Só as melhores ideias sobre treino, dieta e livros.
Sem spam.
Sem suplementos inúteis.
Saia a qualquer momento.
Só as melhores ideias sobre treino, dieta e livros.
Eu em 10 segundos:
 
Meu nome é Matheus. Sou o criador do Inteligência Muscular.
Um site sobre treino, dieta e livros.
 
Entrego as melhores ideias da internet de uma maneira simples e prática.
Milhares de pessoas acessam meus artigos todo mês.
 
Quando não estou escrevendo, ajudo naturais a conquistar o sucesso físico.
Sem drogas. Sem dores. Sem sofrimentos. Veja aqui.
IM

Vai sair sem baixar meu livro?

Sem entrar no SFP?

O que eu ganho?

•1 email SFP ás sextas. Sabedoria. Físico. Prática. Mais inteligente, saudável e próximo dos seus objetivos.

•Livro IM. Aprenda tudo sobre treino, dieta, cardio e suplementos para ter resultados sem anabolizantes.

•Dinheiro. Economize rios de dinheiro em suplementos inúteis, vigaristas e anabolizantes.

•Tempo. Tenha resultados de anos – em meses – com dicas científicas fitness.

•Responsabilidade. Leia mais. Treine mais. Coma melhor. Viva mais.
Escolhas difíceis hoje. Vida fácil amanhã.

Só me dizer para onde enviar:

•Sem spam.
•Sem suplementos inúteis.
•Sem rasteiras.

Só as melhores ideias sobre: Treino. Dieta. Livros.