fbpx

Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo – Não seja mais enganado

O psicólogo Willian Sheldon, criador do livro as variedades do físico humano, observou 4000 fotos de alunos da universidade de Chicago. 

Ele queria analisar a relação entre as proporções corporais e o desenvolvimento moral entre os indivíduos. Aquela velha história de cientista de filme de terror em preto e branco.

No final, ganhamos 3 categorias que propõem eliminar todos os seus problemas por meio da seguinte solução: Aceite seu biotipo e comece a treinar para aquilo que você foi criado.

Quais são os biotipos?

Ectomorfos:
Magricelas e altos. Possuem uma dificuldade imensa para ganhar músculos, mas para perder peso, basta pular uma refeição. Nasceram para maratonas e para ser modelos de revistas que pregam o padrão de beleza graveto.

Endomorfos:
Parrudos e redondos. Possuem facilidade em ganhar peso, mas para perder peso só se soltos em uma ilha deserta por 6 meses. Nasceram para esportes de força, WWE e sumô.

Mesomorfos:
Os espartanos da era moderna. Suas genéticas são tão abençoadas que beiram os sayajins. Nasceram para o Mr. olympia e para serem xingados pelos outros dois biotipos.

Reg park

Pontos Negativos

Colocar as pessoas em caixinhas. Ectomorfos ao ganhar massa muscular e endomorfos ao tentar perder gordura, enxergam uma parede na sua frente. “É impossível, para que tentar?”

Essa é a maior mentira que te contaram. Existe sim influência genética. Porém, os princípios são os mesmos para qualquer humano na terra.

Perda de gordura? Coma menos calorias do que você gasta (déficit), proteína suficiente, treino para conservação muscular, faça cardio (apenas se não quiser restringir muito a alimentação), perca peso de forma lenta e mantenha por longo períodos.

Ganhar músculos? Coma mais calorias do que você gasta (superávit), proteína suficiente, faça treino com volume suficiente para progredir cargas no longo prazo e mantenha por longos períodos.

Todos começam dos mesmos princípios e de lá manipulam suas doses para os melhores resultados.

Se biotipo diz pouco sobre quais estratégias você deve usar para alcançar seus objetivos.

Qual é o benefício você ganha em se colocar em um dos três biotipos?

  • O ectomorfo ganha um aumento de 200% na sua conta do supermercado, achando que tem que comer por três pessoas.
  • O endomorfo joga fora todas as suas fotos de inspirações, achando que nunca alcançará a definição que deseja.
  • O mesomorfo ganha a falsa confiança de que é “abençoado” e não terá que trabalhar duro para continuar progredindo.

Um desserviço para todos os três.

O melhor investimento não é se tornar um expert em tipos corporais, mas aprender sobre os princípios do treino e da nutrição e executa-los para obter os resultados que deseja.

De onde vem a diferença entre os biotipos?

Genética

  • Genética
  • DNA e herança étnica
  • Proporção entre diferentes fibras musculares
  • Estrutura óssea
  • Inserções Musculares
  • NEAT – (Energia gasta em atividades cotidianas de maneira inconsciente)

Um conjunto de áreas que você não tem nenhum controle. Me desculpe se o seu pai não é o Arnold.

Vamos aplicar os conceitos do estoicismo no nosso treino e nutrição. Foque em áreas que você tem total controle. Aqui alguns exemplos.

  • Melhore o seu treinamento com estratégias baseadas na ciência.
  • Dieta criada e adaptada para seu objetivo e preferência pessoal
  • 8 horas de sono na maioria dos dias.
  • Administração estresse
  • Deloads para diminuir fadiga e garantir uma evolução mais rápida.
  • Consistência e flexibilidade para você conseguir manter no longo prazo.
  • Disciplina para começar, hábitos para continuar e paixão para não desistir.

Essas são as variáveis você consegue mudar. Foque nelas.

Não chore pelo quão “amaldiçoado” você é pelas musas da genética dourada. Faça melhor: Busque retirar até a última gota daquilo que lhe foi dado.


Diferentes tipos de treinamento = Diferentes adaptações fisiológicas

O indivíduo que treina para maratonas e faz uma dieta de manutenção desenvolve um corpo eficiente para percorrer longas distâncias com o menor uso de energia possível. Isso resulta em pouca massa magra e pouca gordura corporal e uma ótima resistência cardiorrespiratória.

Já atletas que competem em provas de força desenvolvem físicos adaptados para utilizar muita energia de forma explosiva. Esse tipo de treinamento aliado a dietas com muitas calorias resulta em ganho de músculos e também ganho de gordura.

O corpo desses dois indivíduos é altamente influenciado pelos estímulos externos que vem dos seus treinamentos, não por causa de seus biotipos.

Conclusão

Somos diferentes. Genéticas, preferências, estilos de vida.

Essas diferenças irão definir o seu teto. O quão superior você vai ser no esporte que escolheu praticar. Todavia, elas jamais irão impedir que você se torne 1% melhor todos os dias.


O que eu quero que você entenda é o seguinte:

  • Ectomorfos podem ganhar músculos.
  • Endomorfos podem perder gordura.
  • Os princípios funcionam para todos
  • O que muda é o grau de dificuldade.

Eu já vi “ectomorfos” que ganharam tanta massa magra que destruíram “mesomorfos” com o ego inflado.

Já vi “endomorfos” ficarem tão secos e densos que colocaram qualquer mesomorfo ou ectomorfo de queixos no chão.

Todos partem de algum lugar.

O seu físico não define você. Você define o seu físico.

Rodapé

  • Ótimo artigo do Menno Henselmans sobre o assunto.
  • Ótimo vídeo sobre o assunto do Jeff Nippard

IM

📄 Outros artigos que você pode gostar

📄 Outros artigos que você pode gostar

🤝 Conte a um amigo
🤝 Conte a um amigo ​
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
📕 Livro grátis

Receba o meu livro com os 7 princípios IM para ter resultados sendo natural.

Receba o meu livro com os 7 princípios IM para ter resultados sendo natural.

Foque no essencial. Pule as besteiras. Economize anos de erros.  

Foque no essencial.
Pule as besteiras.
Economize anos de erros.  

Sem spam. Sem suplementos inúteis. Saia a qualquer momento.
Só as melhores ideias sobre treino, nutrição e livros.
Sem spam.
Sem suplementos inúteis.
Saia a qualquer momento.
Só as melhores ideias sobre treino, nutrição e livros.
Eu em 10 segundos
 
Meu nome é Matheus. Sou o criador do Inteligência Muscular. Um site sobre treino, nutrição e livros. 
 
Entrego as melhores ideias da internet de uma maneira simples e prática. Centenas de pessoas acessam meus artigos todo mês.
 
Quando não estou escrevendo, ajudo pessoas inteligentes a construir físicos incríveis. Sem drogas. Sem dores. Sem decepções. Veja aqui.
IM