1 ano de IM | 12 lições e reflexões sobre o futuro

Essa semana o site IM completou um ano.

Todo dia ele melhora. Reflexo de leitura, pesquisa e escrita.

Esse artigo vai compartilhar 12 lições que tive na minha jornada escrevendo na internet e refletir sobre a direção do meu site no futuro.

Esse é um artigo espelho. 

É o que eu gostaria de saber um ano atrás. Vai te poupar dos meus tropeços, das minhas dores e dar um pingo de coragem para começar algo seu.

Algumas lições farão sentido. Outras, você terá que aprender sozinho. 

12 lições em 365 dias escrevendo na internet

Tabela de conteúdos

Tabela de conteúdos

Ninguém se importa com você.

Já derramou uma gota de pasta de dente na camisa e pensou: “Estou acabado. Todo mundo vai notar o completo idiota que eu sou. Olhe essa mega MANCHA. Civilizações futuras darão risadas eternas ao meu respeito.”

A festa passa e nenhuma alma nota o desastre que você é. Pior, ainda perguntam onde você comprou sua bela vestimenta.

Esse é o efeito holofote.

Achamos que sempre existe um holofote em nós, mostrando todas as nossas falhas e inseguranças para o mundo. Porém, esquecemos que todos os outros também acham que existe um holofote sobre suas cabeças. Eles estão milhares de vezes mais preocupados com suas próprias vidas do que com uma droga de mancha na sua camisa.

Isso é libertador. 

Significa que você deve seguir seus interesses independente do que os outros pensam. Na maioria das vezes, eles não vão pensar nada.

Aplicando no meu site. 

Me pergunte: quantos dos meus amigos sentam comigo e falam dos artigos que eu criei? Quantos apontam as minhas falhas? Quantos apontam a fraude que eu sou? Quantos perguntam quem eu penso que eu sou para estar escrevendo sobre esses assuntos online?

Poucos. Beiram o zero. Só alguns rolamentos escada abaixo em brigas por causa da síndrome do impostor. A maioria acha meu trabalho legal ou não dá a mínima.

Não deixe que falsos holofotes te impeçam de começar nada na vida. Pouquíssimas pessoas se importam com o que você faz. As outras que se importam, podem achar seu trabalho incrível.

No final das nossas vidas vamos nos arrepender muito mais do que deixamos de fazer do que daquilo que fizemos. Pense nisso.

Seu crítico interno vai tentar destruir seu trabalho

 Perfeccionismo é uma desculpa. É onde covardes se escondem.

“Não está pronto ainda” – Diz o criador bundão 5 anos mergulhado no seu trabalho.

O verdadeiro artista pega a mínima qualidade viável e entrega o primeiro vídeo, o primeiro artigo, a primeira música, o primeiro poema. Droga, até a primeira foto no instagram.

Um: Como visto acima, ninguém se importa.

Dois: Você começa. O que tira um peso gigante das suas costas e te abre para um mundo de oportunidades de aprendizado.

A qualidade é a filha da quantidade. Quanto mais vídeos você grava, melhor seus vídeos ficam. Quanto mais você escreve, melhor seus textos ficam. Quanto mais fotos você tira, mais bonito você fica… É… Bom, talvez não, mas você pegou a ideia.

Ideias são como peidos mentais. É a execução que importa.

Não tenha medo de parecer um completo idiota hoje. Esses são os gênios do amanhã.

Existem duas dores. A do criador bundão e a do guerreiro. 

A do bundão é invisível hoje, mas, com o tempo, se transforma em frustração e ressentimento. A do guerreiro é grande hoje, mas se transforma em orgulho e coragem no futuro.

Não existe saída. Escolha qual dor você quer.

Opiniões são como bumbums – Alguns não cheiram bem…

Todo mundo tem uma opinião sobre tudo. Futebol, política, religião, a novela das oito. Mesmo com 1% de conhecimento sobre essas áreas.

O que faz você pensar que o seu trabalho será diferente?

Uns vão adorar. Outros, te achar um completo otário. 

Ignore todo mundo.

Foque no que você quer, no que você gosta e no que você quer desenvolver. Em um mar de opiniões, agrade a pessoa mais importante: você. Por mais estranho que seja, essa é também a melhor forma de agradar os outros.

Não tenha pressa, seu trabalho melhora todo dia.

Vergonha sinaliza seu progresso nas suas criações. Os primeiros posts desse site nem a minha mãe lê. Não me lembro bem de onde ouvi essa história – Google ou Facebook – mas o ensinamento é incrível. Os donos – do Google ou Facebook (sim, vamos ficar na dúvida) – passaram anos sem ninguém dar a mínima para o que eles criaram. Eles ficaram ressentidos? Tristes? Entraram em prantos debaixo de cobertas quentes embebidos em mares de calorias gélidas chamadas sorvetes? Não. Isso é uma maravilha! Todo mundo que não nos conhece hoje está nos dando o tempo para melhorar. O tempo para tornar nosso trabalho incrível. O tempo para deixar queixos no chão. Quando isso acontecer – e vai, se o seu trabalho for bom – estaremos mais preparados. Não deixe que a busca pela fama roube o prazer do seu trabalho. Erre mais, aprenda mais e melhore rápido. Assim, você se torna digno do reconhecimento futuro. Seja incrível e ninguém poderá te ignorar.

Por que escrever em 2021?

“Escrever é tão antiquado… Prefiro ver um vídeo no youtube…”  😒 Os melhores vídeos nascem de um script escrito. Escrita é a mãe de todos os conteúdos. Escrita está entre nós há mais de 5000 anos. Por um simples motivo: ela FUNCIONA. 

  • Escrever ensina a pensar. Pensar é a arma mais poderosa do universo. 
  • Escrever mostra os buracos no seu conhecimento. Uma vez vistos, você pode preenchê-los com conhecimento.
  • Escrita fortalece ideias. Ela solidifica seus pensamentos e te permite melhorá-los por meio do fogo da edição.
  • Escrita é uma lupa. Ela te torna capaz de encontrar diamantes entre ideias complexas.
  • Escrita é um mapa. Ela te ajuda a compreender melhor o mundo – externo e interno.
  • Escrita treina sua fala. Ela vai te ajudar a  falar melhor, vender melhor, ganhar mais e acelerar sua carreira.
  • Escrita é a língua da internet. Quem ensina mais, quem cria mais é quem ganha mais.
  • Escrita não é a droga do ENEM. Escrita não é para fazer uma redação lixo com um tema inútil. Escrita é para propor soluções para os problemas mais complexos do mundo. É para fortalecer suas ideias, defender o que você acredita e levantar soluções para problemas dignos de se resolver.
  • Escrita é o segredo dos líderes. As pessoas mais importantes da história dominavam a arte do discurso. Sabe o que também essas gargantas douradas faziam? Escreviam.

Escrever é difícil. Escrever bem é INSANO.

Eu acreditava que tinha que escrever muito para parecer que eu sabia sobre o que eu estava falando. Usava 1000 palavras. 2000 palavras. 5000 PALAVRAS –  para não falar nada. A qualidade do texto não está no número de palavras. Está no número de ideias. Quem fala mais, com menos, ganha o jogo. Eu mudei tudo que sabia sobre escrita nesse último ano. Aqui as 13 melhores ideias que transformaram meus textos. 

  • Escreva menos, fale mais. As melhores ideias são curtas e impactantes.
  • Evite clichês. Escreva para leitores inteligentes e ocupados.
  • Seja simples. Entre duas palavras, escolha a mais simples. Entre as simples, escolha a menor. Se você não usaria a palavra em um bar, não a escreva. 
  • Seja breve. Entregue o maior número de ideias com a menor quantidade de palavras. Esse é o maior favor que você pode fazer para o seu leitor.
  • Seja impactante. Me fale algo que eu não sei. Me fale algo que exploda minha mente. Fale como duas coisas são parecidas e ninguém nunca notou. Beija-flores e helicópteros. Janelas e olhos. Músculos e cidades.
  • Use metáforas. Ensinar por metáforas salva 50% de energia. Isso porque você já sabe como a outra metade funciona. Por exemplo, escreva como fala. Você já sabe falar. Só falta escrever.
  • Use histórias. Odiamos palestras. Amamos histórias. Me conte como você sofreu, errou, fracassou e, com muita luta, conseguiu aprender algo e ter sucesso. Quando você enxergar olhos brilhando é porque suas histórias acenderam seus corações.
  • Mais pontos. Menos vírgulas. Usar pontos é direto. Torna tudo fácil de entender. Coloca uma pitada de estilo. Entrega uma ideia por frase. Facilita a digestão mental.
  • Escreva rápido. Reescreva tudo. Corte a maioria. Escreva tudo que pensa no primeiro rascunho. Depois, reescreva nas melhores palavras. Por fim, corte tudo, salve as ideias de ouro e entregue o menor artigo com as maiores ideias. Escrever é reescrever. O prazer do leitor nasce da quantidade de dor do autor investida na obra.
  • Leia. Todos os escritores sérios são leitores compulsivos. Todos os escritores também roubam as ideias dos seus autores favoritos. Negar é mentir.
  • Criatividade. Originalidade é só uma questão de obscuridade das suas fontes. Se você tiver uma ideia, mas pensar que “alguém já criou algo sobre isso”, lembre que existem 1010 biografias do senhor Winston Churchill.
  • 5 segundos. É isso que você tem para prender atenção do leitor. Livros, blogs, e-mails – Passe disso e você perde seus leitores. Seu conteúdo não precisa ser pequeno, mas deve comprar a atenção do seu leitor antes do seu próximo piscar de olhos.
  • Escreva sobre o que você se importa. Resolva um problema. Crie valor. Entregue uma solução melhor. Se agrade e você agradará seus leitores.

Eu aprendi isso com livros. 

E  também com sites. 

O novelista William Maugham diz que existem 3 regras para escrever bem. “Infelizmente ninguém sabe quais são”. Essas ideias vão apenas te colocar na direção certa. 

Ensinar é a melhor forma de aprender. Criar é ensinar com TURBO.

 Essa é a digna frase que ouvimos da nossa avó e nossos olhos dão um 180º.https://www.inteligenciamuscular.com.br/wp-content/uploads/2021/03/mp4.mp4Infelizmente – ou, felizmente –  a maioria das coisas que ouvimos de nossas avós (limpe o ouvido, coma devagar, use a cueca do lado certo) são verdades.
 
Leia quantos livro você quiser. Ouça quantos podcasts desejar. Veja milhares de vídeos no Youtube. Você não vai lembrar de nada. 

O conhecimento que internalizamos é o que usamos. O livro que você lembra é o que você escreve. O podcast que você aprende é o que você grava. O vídeo que você aprende é o que você filma.

Você não precisa virar um escritor, radialista ou youtuber. Só uma coisa é necessária: tomar notas. Criar em cima do que consumiu.

Tomar notas é criar um mapa enquanto explora novos territórios. Você não precisa escrever um livro, só um resumo. Você não precisa gravar um podcast, só anotar as principais lições. Você não precisa virar um youtuber, só fazer um resumo do vídeo.
 
Criar aguça seus olhos. Te faz prestar atenção. Te faz compreender melhor. Demanda suor mental. Demanda estresse mental – e todo mundo sabe o que acontece quando você estressa seu corpo humano na dosagem correta – você MELHORA.
 
Pare de observar da plateia e entre no coliseu. Lute contra seus próprios leões ao invés de ficar só aplaudindo ou criticando direto da sua confortável cadeira gamer.
 
Falando em romanos…

Entrar no coliseu é melhor do que ficar na plateia

Duas ideias fortíssimas.
 
Primeira. Ninguém aprende mais do que o guerreiro que luta contra os leões. Sua vida está em jogo. É a morte ou a vitória. Esse é o ambiente que torna o aprendizado mais rápido.
 
Segunda. Aplausos possuem o mesmo valor do que críticas vazias quando vêm de pessoas da plateia. Elas não entendem o que é arriscar a sua vida. Não entendem o que é lutar contra feras sedentas diariamente. Só escute conselhos de outros guerreiros no coliseu. De preferência quem vem matando leões por anos.
 
Parece contraditório, mas inúmeros gostariam de estar no lugar dos guerreiros. O medo da plateia os previne de tomar qualquer ação. Isso gera inveja, crítica, raiva, comentários maldosos no twitter. 
 
Se você ouvir gritos de algum figurante, lembre que está no caminho correto.
 

Seja incrível. Conte ao mundo. Esqueça atalhos.

 
Estude muito (pesquisa). Crie algo incrível (valor). Conte ao mundo (marketing).
 
(Inverta a ordem e criamos um charlatão).
 
Impacte o menor número viável de vidas (clientes) que torne seu negócio sustentável. 
 
Faça isso por dez anos. 
 
E pronto. Sucesso.
 
É simples. Só não é fácil. Igual tudo que vale a pena.
 

  • Dinheiro
  • Músculos
  • Sabedoria
  • Credibilidade
  • Relacionamentos

Não existem atalhos. Não existem hacks. Não existe dinheiro fácil. 
 
Só existem pessoas que conseguem se manter no mar furioso por um longo tempo enquanto outros se afogam e, muitos outros, nem partiram da praia.
 

Se prepare para o limbo 

 
Essa é conhecida como The Dip, no livro do Seth Godin.
 
É a curva de retornos futuros. É onde separa meninos de homens com cabelo no peito e bigodes grossos. É onde o filho entra em prantos e a mãe aumenta o volume da novela. É onde mil desistem e um vence.

Demorou 10 anos para o Bill gates ser considerado um sucesso do dia para noite. O mesmo para o Steve Jobs – criador do famigerado smartphone da maçãzinha.

Não deixe que os anos de sombras e dificuldades apaguem os sonhos da sua alma. Com força, consistência e melhora, logo seus projetos iluminarão o mundo.

O maior aprendizado é separar o que é uma montanha e o que é uma estrada sem saída. 

  • Montanhas são projetos que geram estresse, dúvidas e dificuldades no curto prazo, mas se pagam no futuro. 
  • Ruas sem saída são como montanhas, mas sem a parte do “se pagam no futuro”. 

Desista rápido – ou nem comece – ruas sem saída. Persiga montanhas.

Compita em áreas que você pode ser o melhor

Eu não tenho a melhor genética do mundo. 

Posso usar anabolizantes só para alcançar um físico médio comparado a todos os outros atletas insanos que temos no Brasil. Ou, posso inspirar pessoas a desenvolver seus físicos sendo naturais e me divulgar como um defensor desse esporte. No primeiro, estou competindo com milhares. No segundo, alguns. Qual tenho maior chance de ser o melhor? 

O mesmo na escrita.

Quantos marombas você conhece que conseguem escrever um parágrafo sem cometer tantos erros gramaticais que explodiriam um professor de gramática? 

Essa é minha estratégia de negócios.

Ser tão bom que não possam me ignorar.
Eu facilito isso entrando em jogos que me dão vantagens únicas e tenham poucos competidores. Isso é criar um oceano azul e parar de competir no mar vermelho cheio de tubarões.

Essas foram as ideias que me marcaram no último ano. 

Para aqueles que contaram foram 11 lições. A décima segunda é a seguinte: sempre cumpra suas promessas. Uma hora alguém vai te cobrar.

Vamos para as reflexões sobre o site.

Reflexões sobre o futuro – IM

Vou responder três perguntas:
 

  • Quais são os valores principais que guiam minha vida e trabalho?
  • Como estou vivendo e trabalhando com integridade agora?
  • Como posso definir um padrão mais alto no futuro?

Valores de vida e trabalho

Saúde

Bem estar. Força. Músculos. Não ficar doente. Não sentir dores. Ter sempre energia. 

  • Priorizar minha saúde física e mental acima de retornos financeiros.
  • Disciplina e hábitos como meios de atingir isso. Zero atalhos.
  • Movimento e boa alimentação diária para enriquecer vidas, não sugá-las.

Crescimento

Físico. Intelectual. Espiritual. Emocional. 

  • Aprender ideias novas, explorar lugares diferentes e testar métodos diferentes.
  • Conhecer meus desejos e planos para não deixar que outros os decidam por mim.
  • Quebrar minhas inseguranças por meior da ação. 
  • Focar no que posso mudar. Esquecer o que não posso.

Auto-respeito

Emoções, ideias e relacionamentos 

  • Viver sempre no meu máximo potencial.
  • Permitir minha felicidade onde estou agora.
  • Deixar que o que eu faço seja a fundação do que falo.
  • Trazer para perto quem me faz bem. Me afastar de quem me faz mal.

Excelência

Maestria em grandes habilidades. 

  • Buscar progresso, não perfeição.
  • Amar o processo de subir a montanha, não o resultado de chegar ao topo.
  • Trabalhar duro, pois isso é recompensador.

Curiosidade

Amar a exploração e o aprendizado. 

  • Fazer perguntas intrigantes e importantes.
  • Explorar conhecimento profundo em diferentes áreas.
  • Seguir meus interesses e usar o tédio como sinal para parar e começar novos projetos.

Contribuição

Contribuir com o mínimo que posso ao invés de reclamar sem fazer nada. 

  • Fazer ao invés de falar. Resolver ao invés de só apontar o problema. Construir ao invés de só consumir.
  • Deixar as coisas um pouco melhores do que quando eu as encontrei.
  • Me colocar no lugar de outros para aprender como posso ajudá-los.

Criatividade
Criar coisas para aprender sobre tudo o que eu me importo. 

  • Errar muito – em público – para aprender rápido.
  • Ficar ciente dos vilões da criatividade. Crítico interno, originalidade, perfeccionismo, tentar agradar outros, resistência, impostor, dúvidas.
  • Crie algo que goste e ira agradar os outros.

Como estou vivendo e trabalhando com integridade agora?

Escrevendo sobre como melhorar físicos sem drogas, sofrimentos e sacrifícios. Marketing exagerado e promessas vazias funcionam. Porém, decidi construir meu site com base na literatura científica e no trabalho de diversos especialistas que admiro. Hacks, atalhos, desinformação, mitos e ilusões passam longe daqui. Odeio isso tanto quanto você.

Pedir desculpas por minhas falhas. Eu não sei de tudo. Só compartilho as ideias que aprendi, sintetizei e construí em cima das pessoas que admiro. Espero ajudar outros na mesma jornada que eu. Vou errar muito no futuro. Mas nunca se preocupe sobre a minha capacidade de pedir desculpas, aprender e renovar opiniões. Eu acredito em opiniões fortes que estejam sempre dispostas a mudança. Se evidências e argumentos lógicos me forem apresentados, estou mais que disposto a mudar de ideia. Mais recompensas internas do que externas. O meu trabalho é egoísta. Todos os artigos, guias e livros são conselhos para o meu antigo EU. O que eu gostaria de fazer, o que eu gostaria de ter evitado e o que eu gostaria de ter conhecido. Eu escrevo para me agradar. Essa é a melhor forma de agradar meus leitores. Por isso, não fico tão preocupado por recompensas externas como fama ou dinheiro. A melhor recompensa eu já tenho: crescimento intelectual, paz de espírito e fortalecer minhas ideias. Ajudar pessoas a guardarem seus suados dinheiros e evitar rasteiras. “Se você enxerga uma fraude e não grita “FRAUDE”, então você é uma fraude.” Taleb diz tudo. Quanto mais estudamos sobre uma área, mais seus problemas se apresentam para nós. Temos duas escolhas: silêncio ou ação. Eu escolhi a segunda. 

Como posso definir um padrão mais alto no futuro?

Avançar minha missão. Eu quero que os obstáculos para alguém atingir um físico de sucesso sejam a disciplina, o trabalho e a educação – não suas contas bancárias. Escrever e criar consistentemente. Não serão sempre os melhores artigos. Porém, cada um deles servirá como passos na minha jornada de escritor, tijolos para construir um castelo de ideias e degraus na escada da maestria.  Agradecer e lembrar de todas as pessoas que tornam meu trabalho possível. Às vezes, sugado pelo futuro, esqueço das pessoas que tornam o meu presente possível. Esse site não seria possível sem o apoio dos meus familiares, amigos e inspirações. Obrigado a todos! Impactar mais pessoas com meu trabalho. Nos últimos tempos, foquei 100% da minha energia em criar algo incrível. O problema é que tenho me dedicado pouco para marketing. Nos próximos meses vou me dedicar a isso. Se eu não divulgar meu trabalho, ninguém vai. 

Fechamento

Esse foi o primeiro ano de IM. Espero que seja o primeiro de muitos. Vou continuar melhorando, aprendendo e consciente do caminho que estou trilhando. Não vou deixar meu futuro como uma folha em branco. Quando isso acontece, o mundo escreve nela por você. 

Eu sou um projeto em progresso. Esse site é um projeto em progresso. Minha empresa nasceu para criar progressos.

Espero que esse artigo possa ter ajudado alguém a criar a coragem para dar o primeiro passo rumo aos seus sonhos. Esse é o passo mais pesado. Depois, eles se tornam um pouco mais leves, ainda que nunca fáceis. Obrigado por me acompanhar!

Rodapé​

  • Se você gosta do meu trabalho, dê uma olhada nos meus serviços e no meu livro.

O que todo mundo deveria fazer antes de começar uma dieta ou a contar calorias para perder gordura

O primeiro homem chegou na lua. Criamos carros para não abusar da boa vontade de nossos cavalos. Temos celulares tão fortes quanto computadores do FBI.

E 95% das pessoas falham em dietas.

Por quê?

  • Procuram atalhos ao invés de princípios.
  • Focam em áreas que não impactam seus resultados (suplementos). 
  • Esperam o momento perfeito – e ele nunca chega.

O segredo é começar com o mais simples que entrega resultados. E só complicar, se necessário.

Dito isso, entramos no assunto contar calorias e macros. É necessário?
 

Contar calorias é uma faculdade de nutrição de 4 anos – em 4 dias.

  • Ela ensina sobre alimentos, rotinas e hábitos que funcionam para você.
  • Ela ensina a adaptar a sua dieta para sua vida. E não a sua vida para sua dieta.
  • Ela ensina o que comer, quando comer e porquê comer para atingir objetivos.

Você deveria contar calorias? Provavelmente sim. O problema é começar por isso.
Começar contando calorias é como matar uma barata com uma bazuca.

Neste artigo, você vai aprender 10 passos simples para ter resultados antes de fazer dietas ou contar calorias para perder gordura.  

Tire vantagem das frutas do pé da árvore antes de buscar pelas do alto.


Tabela de conteúdos

Tabela de conteúdos

Pequenas mudanças, ótimos resultados

A única forma de perder peso é comer menos calorias do que você gasta (déficit calórico). As estratégias abaixo facilitam isso.

Todas são simples. Nenhuma é fácil.

Diminua (ou corte) o álcool

Álcool contém calorias. Se você mantém uma dieta diamante ao longo da semana, mas manda 5 cervejas (~740 calorias), duas doses de vodka (150 calorias) e alguns “tira-gostos” que valem pelas calorias de manutenção de 2 pessoas e meia… 

Surpresa! 

Estalamos o dedo com a manopla do destino para 50-80% dos nossos resultados. Tirando o impacto no sono que vai te deixar com mais fome no próximo dia. Ah, e nem vamos falar sobre o seu treino.

Vai ficar bravo comigo? Lembre que ninguém nunca ficou gordo por beber moderadamente. Nós dois conhecemos o elefante sentado na sala. O álcool é a sua âncora firmada na barriga de chopp. Se quiser mudar, comece por isso.

Pare de beber calorias

  • Troque refrigerantes por versões zero.
  • Troque sucos por versões zero.
  • Beba água.
  • Use adoçantes (Fique tranquilo, eles não vão te matar)
  • Beba café preto.
  • Coma as frutas, não as beba.

“MAS SUCO DE LARANJA É TÃO SAUDÁVEL”  😒

Sem dúvida é. Mas contém 95 calorias. E se você toma litros, não me pergunte o motivo de sua perda de peso ter estagnado.

Últimas notícias: após consumir o necessário de vitaminas e minerais você não ganha estrelinhas extras das mãe natureza, você só faz um xixi mais nutritivo.

Coma mais verduras e frutas

O que é pior: ficar gordo ou comer verduras e frutas?

O primeiro passo em uma dieta não é cortar alimentos. O primeiro passo é comer mais alimentos que te deixam saciado com menos calorias.

Meus favoritos:

  • Morango
  • Melão
  • Maçã
  • Melancia
  • Frango grelhado
  • Atum
  • Patinho
  • Abobrinha
  • Couve-flor
  • Repolho
  • Cenoura
  • Brócolis
  • Iogurte grego zero gordura
  • Qualquer bebida zero

Nem me venha com desculpas financeiras. Você pode fazer uma dieta fantástica e barata. Veja os alimentos acima. Indiquei em algum momento castanhas cristalizadas do Pará? que tal sementes de gergelim arábicas? Esqueça essas besteiras. Comece com o simples que funciona.

E mais, com habilidades microscópicas na cozinha, você pode ser capaz de deixar esses alimentos bastante “comíveis”. Use um tempero bacana, junte elas com outros alimentos que você gosta, use molhos diferentes (cuidado com os que possuem altas calorias).

Verduras e frutas é igual aquele seu familiar que é um otário (todo mundo tem um). A atitude certa não é cortar relações. O certo é se expor ao contato frequente. Logo, você verá que eles não são tão ruins assim (espero).

Coma uma porção de frutas e verduras em todas as refeições. Carregue eles debaixo do braço. Deixe sempre uma cenoura no bolso, ou uma maçã – se coelhos não são sua praia.

Troque o significado de fome na sua vida

Barrigas fazendo barulhos não são sinônimo de perder músculos. Nenhum bíceps precioso será jogado no lixo.

Sons estomacais são o grito da morte das células de banha.

Deixe que QUEIMEM.

(Perder músculos em dieta tem mais relação com seu treino. Veja um bom guia aqui).

Pare de fazer lanchinhos 

Você tem o que, 13 anos? Quer uma lancheira para o trabalho? Quer uma mão para atravessar a rua? QUER QUE EU TE AJUDE NO BAN… Exagerei.

Você não precisa de lanches. Faça refeições. Isso vai ajudar com sua fome.

2-4 refeições servem bem. A tríade café, almoço e jantar é perfeita. Só evite loucuras
(8 refeições por dia/ jejum de 2 dias)

O número de refeições é menos importante do que as calorias e proteína do dia.
(veja meu guia de dietas).

Antes de voltar da escola, quer dizer, trabalho. Me faça um favor. Se faça um favor. Pare de comprar bolachas, salgadinhos, doces, bolos e um grande ETC. Deixe isso para quem não quer resultados. Ajuste seu ambiente e força de vontade será desnecessária.

Falando no assunto…

Ajuste o seu ambiente

Sabe quais são as besteiras que você não come? As que você não compra.

Deixe sua conta bancária mais gorda e você mais magro.

  • Desinstale a droga do Ifood. Pare de pedir milkshakes, três horas da manhã, depois de ter jantado – e ainda tomar o do seu amigo
  • Guarde as besteiras que você comprou – no lixo. Não compre besteiras no supermercado. Não se sabote. OK. Só se permita comprar quando a vontade for muito forte e você ir caminhando para o supermercado – com uma mochila pesada nas costas – e de cueca.
  • Organize. Deixe sempre à vista comidas saudáveis (as verduras e frutas que falamos lá em cima) e comidas que te fazem sair dos trilhos bem longe.
  • Planeje. Decida tudo que vai comprar antes de ir para o supermercado. Também evite self-services, se isso faz com que você perca o controle.

O seu ambiente deve estar em harmonia com seus objetivos, não em conflito. Se você tem crianças e não consegue aplicar essas dicas, coloque elas para adoção.

Brincadeira.

Coloque-as em lugares estranhos e difíceis de encontrar (as comidas, não as crianças). Assim, comer bem não será estranho, e sim o novo padrão.

Mastigue a comida lentamente

Essa eu preciso melhorar. Admito. Mastigo como o Ayrton Senna em pistas molhadas. 

O nosso cérebro é mais lento que nossa barriga. Leva 20 minutos para sinais de saciedade começarem a se manifestar. Por isso, usar essa colher para almoçar não é uma boa ideia.

Conte comigo. Vinte vezes. Uma por mastigada. Não pegue a próxima garfada até finalizar o que está na sua boca. Coma até se sentir 80% cheio. Pronto. 

Está cheio? Pare. Passar disso é exagero.

Pare de comer fora. Ou, faça isso com sabedoria

As pessoas dão tanta atenção para o que comem quanto para a sola dos seus sapatos. Na correria diária, é comum deixar restaurantes ditar quantas calorias comemos.

Chefes não dão a mínima para a sua perda de peso. Eles querem criar a comida mais gostosa do universo. Pouco importa se isso envolve litros de azeite, baldes de molhos gourmet e ornamentos calóricamente bombásticos.

Resultado? várias calorias invisíveis goela abaixo.

Faça melhor.

  • Escolha o que pede com atenção.
  • Peça menos óleo nas preparações.
  • Escolha opções de baixa calorias (verduras, carnes magras, frutas, bebidas zero).
  • Deixe comida no prato, se tiver muito (desculpe crianças famintas da África. É por um bom motivo).
  • Pule a sobremesa. Ou, pegue uma colherada do seu amigo. UMA.

Coma mais em casa

Quando você prepara os seus alimentos em casa, você tem o controle sobre as calorias do processo. O que torna a sua perda de peso mais certeira e fácil.

Também não é preciso se segurar ao ver comidas super gostosas. Ser expulso do restaurante com duas coxas de frango em cada mão e um pedaço de torta no bolso, não é legal.

Você pode preparar mais carnes magras, verduras, batatas, peixes – O que sua imaginação permitir e sua dieta concordar. E mais: cozinhar é super sexy. Atrair por aparência é tão forte quanto atrair pelo estômago.

E nem vamos conversar sobre o dinheiro economizado. Eu tenho um amigo. Ele começou a viajar 4x mais por ano quando parou de comer em restaurantes caros. Ele parou de comer fora para poder realmente ir para fora – e fazer bem na praia ainda.

Aprender a cozinhar tornará o processo de contar calorias e macros bem mais fácil. É o primeiro requisito para se tornar um mestre dos macros.

Não pense que é “TUDO” ou “NADA”

Seu carro furou um pneu na estrada. Você desce, tira uma arma do bolso (não me pergunte por que você tem uma arma no bolso) e dá 3 tiros em cada pneu? 

Sua carteira desapareceu na rua. Você doa toda sua conta bancária para o criança esperança?

Sua namorada para de te responder sexta a noite por 15 minutos. Ela está saindo com Juan ricardo juares – el muchacho mais atraente da vizinhança?

Não. 

O mesmo para a sua dieta.

Um pedaço de pizza não significa comer a pizza toda. Uma tigela de sorvete não significa consumir a “ice-bom” completa. Comer um pouquinho a mais não significa tentar falir o restaurante.

Aceite seus erros e continue.

Vou contar um segredo. Sabe seu corpo? Não tem como falhar aqui. Você vai viver dentro dele por um bom tempo. A única forma de fracassar é desistir. 

Volte a todo vapor no próximo dia.

Juntando tudo

Você pode começar por aqui.

  • Diminuir álcool
  • Parar de beber calorias
  • Comer mais verduras, frutas e carnes magras
  • Aprender a ver a fome diferente
  • Parar de fazer lanchinhos
  • Criar um ambiente favorável a perda de peso
  • Comer de forma lenta
  • Parar de comer fora com tanta frequência
  • Comer mais em casa
  • Evitar o pensamento “TUDO” ou “NADA”

Quando parar de progredir, talvez seja a hora de aprender mais sobre o mundo das calorias e macros.

Até lá, deixe que as menores complicações tragam os maiores resultados. 


Rodapé​

  • Esse artigo foi inspirado pelo Andy Morgan. Um dos melhores profissionais do mundo na área de nutrição e treinamento.
  • Me permita ser o guia da sua jornada fitness.
  • Quer aprender mais sobre nutrição? Meus dois melhores conteúdos: aqui. E aqui.

Mestre dos fundamentos VS Louco por detalhes

Eu passava horas pesquisando sobre suplementos, treinos e as melhores dietas.

Resultado: virei um louco por detalhes. Foquei nas árvores, esqueci a floresta.

  • Ciclo de carboidratos.
  • Suplementos farofa (BCAA’s, glutamina, tribulus, termogênicos e um grande ETC)
  • Jejum.
  • Periodização.
  • Trocar de treino toda semana.
  • Técnicas avançadas (FST-7, GVT, Drops, Rest-pause e outro grande ETC)
  • Igualar “grau de dificuldade” com “bom treino”.

Tive alguns resultados. Só que não o que você esperaria em 2 anos de grunhidos intensos, suores excessivos e repetições até a morte súbita de membros.

Tudo mudou quando comecei a estudar. Livros, ciência e experts. Esses foram os mapas que me ajudaram a parar de focar na poeira e começar a enxergar os diamantes.

O que importa é o simples executado com consistência por longos períodos. Eles são tediosos e não ganham milhares de likes no instagram.

Mas FUNCIONAM.

  • Cardio. 30-60 minutos de caminhada (todo dia).
  • Nutrição. Calorias, proteína (2g/kg), verduras e frutas, 3 refeições por dia e creatina.
  • Treino. 10-20 séries por músculo, chegar próximo da falha, progredir repetições e cargas e fazer exercícios com bom estímulo e pouca fadiga.
  • Administração de estresse. Menos TV, menos jornal, menos pessoas tóxicas, mais caminhadas, livros e tempo escrevendo.
  • 7-8 horas de sono por dia. Até nos dias onde você acorda na casa da sua namorada após uma balada insana – e você não tem namorada.
  • Tomar sol. Salvo vampiros.
  • Suplementos. Tribulus terrestris (brincadeira).

Por que ninguém se preocupa com isso antes de se perder nos detalhes? Ótima pergunta.

  • Desinformação. O simples e efetivo não é uma boa estratégia de marketing. A indústria tenta te vender o intenso, o insano e o extremo (crossfit). O problema é que eles geram mais frustrações que sucessos.
  • São óbvios. As pessoas não dão o valor que os fundamentos merecem. Erro crucial.
  • Falta de priorização. As pessoas focam 2000% de energia em áreas que dão 10% de resultados (pump, mudar de treino toda semana, suplementos, número de refeições, suor, dor.). 

E por último: as pessoas acreditam que precisam de muito mais esforço do que é necessário para ter ótimos resultados com treino e nutrição. Elas ignoram as mangas no pé da árvore e vão em busca daquelas no topo.

Vamos expandir nesse último.

Fundamentos trazem mais resultados que detalhes

Você é menos avançado do que pensa.

Com 1-2 anos de treino, em uma escala de desenvolvimento (com 10 sendo o Arnold e 1 sendo um graveto humano) a maioria acredita que está entre 7-8, e que só precisam do próximo segredo dos deuses da hipertrofia para alcançar o 9.

A maioria ganharia uma nota 5 (ou menor). Triste, mas verdade.

Motivo? Pular os fundamentos e ficar loucos por detalhes. 

  • Sacrificar o volume de treino e ir em busca de rotinas da NASA.
  • Sacrificar calorias e ficar louco pela razão ideal entre carboidratos e gorduras.
  • Não saber o que é proteína, mas estocar 4 caixas de BCAA ‘s para a pandemia.

Sem os fundamentos – e a aplicação deles diária por meio de hábitos – todos os truques na manga dos mágicos do crescimento muscular dão tanto resultado quanto abastecer um carro com suco de uva.

Faça um X na caixa dos fundamentos 28 dias do mês por 2 anos e você pode facilmente sair de um físico nota 2 para um 6 ou 7. Também funciona para um físico  “5-6 por 10 anos” ir para um 8 ou mais.

Sempre que eu estou ferrado (e sim, acontece frequentemente) a primeira coisa que eu faço é ter certeza de que eu estou sendo um mestre nos fundamentos e não um louco dos detalhes.

E sempre – repito: SEMPRE – há espaço para melhora.

Não é sexy, mas funciona.

Como colocar os fundamentos em ação?
Dicas práticas.

  • Crie hábitos. Motivação te faz começar. Disciplina te faz continuar. Mas hábitos fazem você manter para o resto da vida.
  • Estude. Aprenda a montar o seu treino e nutrição. Para que você não seja mais enganado e comece a pensar com o grau crítico de um profissional.
  • Paciência. Resultados demoram. Mais do que você pensa. Nada de valor é atingido em 12 semanas (isso sem ferrar sua saúde). Dê o tempo necessário para atingir seus objetivos. Eventualmente, você vai chegar lá.
  • Encontre bons profissionais. Esse artigo é uma bela porta de entrada. Ou, confie em mim. Eu sou um bom profissional (minha mãe assegura).
  • Pense melhor. Use essa regra: em qualquer área sempre comece pelos princípios. Depois, aprofunde nos detalhes (se necessário). Funciona com tudo: fitness, negócios ou música.


Rodapé​

O último sobrevivente no mundo fitness

Informação tem um traço diabólico: ela esconde falhas. Um empreendedor de sucesso faz barulho. Mil fracassos, silêncio. Um físico bonito, múltiplos likes. Milhares de frustrados, esquecidos. Um livro vende milhões. Outros, nem chegam às livrarias. De onde surge essa cegueira? Simples. Do viés. Um tapa olho mental. Nossos cérebros processam 40 peças de informação por segundo. Isso de forma consciente. De forma inconsciente, podemos processar 11 milhões. O viés é um atalho mental. Há milênios eles te salvaram quando a ausência de um pensamento rápido poderia ser a diferença entre voltar para casa ou virar comida de tigres dente-de-sabre. O problema é que, hoje, eles alteram nossa percepção da realidade, tornam nosso julgamento irracional e afetam nossas decisões (para pior). Existem várias formas que o seu cérebro usa para te tapear. Porém, esse artigo vai focar em uma especial para o mundo fitness: o viés do sobrevivente.  Vamos a ele.

 

A história do viés do sobrevivente.

Se existem idiotas hoje, imagine durante a segunda guerra mundial. Uma coisa é certa: Abraham Wald, não era um deles. Ao invés de continuar a se dedicar para seus problemas de estatística e matemática, resolveu ajudar a nação. Não com números, mas resolvendo problemas. Não para pimpolhos do jardim de infância, mas para a força aérea americana. O desafio era o seguinte. Precisávamos matar mais nazistas. Para matar mais nazistas precisávamos morrer para menos nazistas. Para morrer para menos nazistas, precisávamos reforçar a defesa de nossos aviões. Mas como fazer isso?  Após uma análise profunda, notou-se que a cauda, o corpo e as asas eram as principais afetadas pelo fogo inimigo.

Vendo isso, a resposta óbvia surgiu do quatro olhos no fundo da sala. “Só reforcem essas áreas com algumas placas de aço. Pronto.”  PRÊMIO NOBEL! CERVEJAS PARA TODOS! IRRAA! Bom, não foi bem assim. Não a festa, mas a parte de todos concordarem. Lembra do nosso amigo Wald e sua ausência de idiotice? A sua próxima ideia trouxe para casa milhares de aviadores são e salvos. Os colegas engravatados de Wald esqueceram de um detalhe nuclear. Eles estavam analisando apenas os aviões que voltaram da guerra e esquecendo os outros milhares que foram abatidos em combate. As áreas com os pontos mostravam justamente o contrário. Onde os aviões podiam ser acertados e voltar para casa. Wald propôs o inverso: reforcem as áreas onde não existem pontos.

E o restante amigos, é história… Como podem notar é um brasileiro que lhe conta a história, a mídia está sem censura e o Hitler mais para baixo da terra do que metrôs. A história ilustra o viés do sobrevivente. A nossa tendência de olhar o sucesso (aviões que voltaram) e esquecer fracassos (os aviões que não retornaram). Como resultado, criamos falsas premissas que levam ao sucesso.  Você as conhece. 

  • A rotina da manhã dos milionários.
  • 7 coisas que pessoas de sucesso fazem todos os dias.
  • 8 alimentos que pessoas saudáveis evitam.
  • 5 treinos infalíveis de fisiculturistas de sucesso.

O problema é que um bom número de pessoas falhou usando as mesmas estratégias. A única afirmação certeira sobre pessoas de sucesso que podemos fazer é que elas alcançaram o sucesso apesar do caminho escolhido e não por causa do caminho escolhido. Quantos jogadores treinam todos os dias e viram um Neymar? Quantas pessoas que abandonam a faculdade viram o Steve Jobs? Quantas pessoas comem certos alimentos e realmente emagrecem? Não ouvimos o grito das pessoas que morreram no caminho. Só ouvimos quem chegou ao topo. Super valorizamos estratégias, táticas, conselhos de um sobrevivente enquanto ignoramos que essas mesmas estratégias, táticas e conselhos não funcionam para a maioria das pessoas. 

  • Steve Jobs teve sucesso apesar de não fazer faculdade [*].
  • Um fisiculturista tem sucesso apesar de só comer 7 alimentos.
  • Um empreendedor faz sucesso apesar de suas estratégias de venda.

A resposta certa é não sei. O mesmo caminho pode – ou não – funcionar para você. O importante é se manter consciente.  Cuidado é necessário no caminho do sucesso quando a mesma estratégia pode criar perdedores e vencedores, mas só os últimos são ouvidos. 

Como o viés do sobrevivente se aplica ao mundo fitness?


A falsidade das fotos de transformação
 

Fotos de antes e depois são como cenouras para coelhos. Elas funcionam. Porém, não contam a história inteira.


Quem sabe um fanfarrão fitness não precisa de 100 falhas para produzir 1 antes e depois? Só vemos os sobreviventes. Mesmo assim, nem sabemos os motivos do sucesso. Genética e drogas podem ser tão fortes que superam qualquer burrice de treino e nutrição. Talvez mostrar mais pessoas que tiveram bons resultados com uma dose sustentável de dieta e exercícios fosse mais honesto? 

Talvez. Mas definitivamente um marketing fraco.


Experiência pessoal sem estudo

Quantas pessoas existem no mercado fitness que só podem apelar para um pico de bíceps ou gomos na barriga. Quando falamos de ideias, ciência e estudos – o silêncio se estabelece. Ou pior: falam, falam, falam. E quanto mais falam, mais besteira sai.

Experiência pessoal é importante. Porém, quando sozinha, é inútil. Na ciência chamamos isso de evidência anedótica. Nas academias chamamos de “funcionou para mim.” Nos bares de “histórias de bêbado”.

Mesmo que você descubra o que funciona para você, isso é só a prova de uma pessoa. Quem dirá que suas estratégias funcionam para outra pessoa? Quem dirá que outras estratégias não teriam o mesmo resultado? Por isso, profissionais de verdade se sustentam em três pilares.


Academias com 1000 alunos e 10 sucessos

Você enxerga o marketing em cima dos poucos que vão para a academia e tem sucesso. Você também esquece todos os outros que têm resultados medíocres, pagam a academia e a única coisa mais magra em suas casa é a sua conta bancária. Esses são os exemplos mais comuns que conheço no mundo fitness sobre o viés do sobrevivente. Agora, vamos ver formas de superá-lo.

 

Como superar o viés do sobrevivente no mundo fitness?


Entenda o sucesso. Não o copie.
 

O sucesso deixa pistas. Mas qual delas importam?

Veja o sucesso de fisiculturistas. Alguns treinaram com altas cargas e barras. Outros, apenas com máquinas e 4 horas por semana. Alguns comeram alto carboidrato. Outros, eram vegetarianos.  Esqueça pessoas de sucesso. Procure princípios.  

  • Esqueça “qual rotina devo fazer?”, “qual o melhor exercício para hipertrofia?”, “qual o treino dos campeões?”. Comece a enxergar volume, intensidade e frequência. Todos os treinos partem desses princípios.
  • Esqueça “quais alimentos devo comer?”, “qual a melhor dieta?”, “o que as celebridades comem?”. Todas as dietas são manipulações de  princípios: Calorias, macronutrientes número de refeições.

 Quando vemos alguém ter resultado com alguma estratégia, só podemos afirmar que a tática usada, no mínimo, não previne o sucesso. Os “monstros” não estão fazendo errado treinando um músculo por semana, comendo uma lista de 7 alimentos e tomando BCAA’s e glutamina. Porém, não significa que eles estão acertando também. O sucesso deixa pistas, mas não deixa respostas. Inúmeros caminhos levam a Roma.  Depois dos princípios em jogo você só precisa das características presentes em qualquer pessoa que já alcançou objetivos físicos na história do planeta: Consistência, trabalho duro e paciência para investir por longos períodos. Pense por retirada Todos os cisnes são brancos é uma afirmação frágil. Basta um cisne negro para falsificá-la.  O melhor é analisar o negativo. O que não pode faltar na receita do sucesso. Perda de gordura. 

  • Consistência e paciência
  • Comer menos calorias do que eu gasto (déficit calórico)
  • Proteína

Ganhar músculos. 

  • Consistência e paciência
  • Treinamento com volume suficiente
  • Progredir repetições e cargas.

Procure erros antes de acertos Existem milhares de formas de ser inteligente, mas só algumas de ser burro. Veja o que pessoas que atingiram os resultados que você deseja não fazem. Evitar um erro tem o mesmo poder de resultados do que realizar um acerto. No mundo fitness, pessoas com certo sucesso não fazem isso. 

  • Cortar calorias em excesso em fases de perda de peso. 
  • Comer pouca proteína. 
  • Comer poucas verduras, frutas e proteínas magras (fome).
  • Focam só na balança para perda de peso
  • Não fazer um bom treino para evitar perder massa magra.
  • Preocupação excessiva com suplementos

Elas fazem isso. 

  • Cortam 200-500 calorias e perdem peso lento (0.5-1% do seu peso corporal por semana).
  • Comer pelo menos 2g/kg de proteína por dia dividido em 3 refeições.
  • Comem verduras, frutas e proteínas magras em todas as refeições.
  • Sabem que o peso flutua diariamente e a balança não conta toda a verdade.
  • Fazem um bom treino para perder gordura, e não músculos.
  • Sabem que suplementos ajudam só 5%. E focam na tríade de ouro: Creatina para força, café para dias difíceis e whey para bater minha proteína caso não consiga com alimentos.

É difícil dizer se uma estratégia vai trazer bons ou maus resultados para alguém. Mas é super fácil prever que, sem os princípios, mais cedo ou mais tarde, o fracasso lhe espera. Faça melhores perguntas e adapte mais Essa serve mais para os profissionais que querem aumentar a sua taxa de sucesso com clientes. Se pergunte o seguinte. 

  • Quando eu “perdi” o investimento deles no processo?
  • Quando o plano deu errado?
  • Eu ensinei para eles formas de serem flexíveis e adaptar seu treino e nutrição para a vida?
  • O que eu faria de diferente para ajudar?

Assim que nós começarmos a nos preocupar mais com nossas falhas, nós podemos finalmente parar de deixar pessoas – assim como aviões – para trás.

Juntando tudo

Nossa mente possui vieses. Isso já nos salvou há milênios. Hoje, devemos nos atentar para tomarmos melhores decisões e evitar mais erros. Lembre do seguinte. 

  • O sucesso faz barulho. O fracasso, silêncio. Pesquise muito antes de copiar o sucesso de alguém esperando os mesmos resultados.
  • Fotos de antes e depois, experiência pessoal, fanfarrões fitness e academias sempre vão te mostrar todos os sucessos e esconder todos os fracassos. Fique ciente disso para tomar sua decisões no mundo fitness e escolher um bom profissional para te ajudar.
  • Para superar o viés do sobrevivente: Entenda o sucesso. Não o copie. Pense por retirada. Procure erros antes de acertos. E, por fim, faça melhores perguntas.

Não use o viés do sobrevivente como uma desculpa para não agir. Aprenda com ele para pensar melhor, evitar barulhos, enxergar sinais e entender melhor o mundo. Se você vai fazer algo, faça de forma informada.

Rodapé​

  • [*] – Steve jobs, Bill gates e Mark Zuckerberg criaram palácios financeiros sem faculdade, mas nunca sem educação. Todos eles são leitores vorazes. Sempre aprendendo, executando, falhando e tentando de novo. Você não precisa de um diploma, mas educação é essencial.
  • Ótimo artigo do Bryah Krahn sobre o assunto.
  • História de Abraham Wald.